Nubank: calando o mercado?

O lucro líquido do Nubank cresceu mais de 460% e o banco digital que já foi motivo de piada, hoje já começa a mostrar seu valor.

 

Um resumo breve da história do Nubank é que ele foi pioneiro em atender a população jovem (18-30 anos) que ganhava de 2 a 5 salários mínimos pelo celular. O banco digital criou facilidade acabando com a necessidade de ir a uma agência bancária e montando um aplicativo super simples e intuitivo.

 

E tudo isso praticamente sem cobrar taxas dos clientes, o que foi possível por conta do seu modelo digital que não contava com custos para manter agências, dentre outros.

 

 

Com essa cultura de baixo custo e focada na demanda dos clientes, o Nubank saiu em cerca de 10 anos, de zero para 90 milhões de clientes.

 

Agora, como isso está se traduzindo em geração de valor?

 

De forma resumida, esses três gráficos mostram que quanto mais antigo é o cliente do Nubank, mais o Nubank se torna o banco principal na vida dessa pessoa, mais produtos ela consome e que, além disso, os novos clientes já estão começando a gerar receita bem mais rápido do que os antigos começaram a gerar.

 

Ou seja, a relevância do Nubank na vida dos seus clientes só aumenta, assim como, a receita gerada por cada um deles. Uma ótima combinação para um crescimento sustentável.

 

Porém, após a entrada na bolsa de valores, um dos principais riscos monitorados pelos investidores era do banco digital não conseguir dar lucro, afinal, ele atende muitas pessoas de classes mais baixas e poderia ter uma inadimplência maior.

 

Por outro lado, o Nubank sempre mostrou um controle de custos e despesas muito grande, ou seja, um negócio altamente escalável e que poderia transformar receita em lucro muito rápido.

 

Dito e feito. Em 12 meses, o banco fez seu lucro líquido disparar mais de 400% e apresentou um ROIC de 21% (parelho ao dos grandes bancos) simplesmente colocando o pé no freio no seu crescimento de base.

 

Com isso, o Nubank mostrou ao mercado que ele tem capacidade de dar lucro, mas que estava preferindo focar em crescimento nos últimos tempos.

 

Portanto, nas palavras da própria empresa, o segredo está em: rápida expansão da base de clientes, aumento de receita por cliente e baixo custo.

 

As perguntas de 1 milhão de dólares são: o Nubank ainda vai crescer muito mais? Vale a pena investir no Nubank hoje?

 

E a resposta é: não sei, mas até então, o modelo de negócio está se mostrando muito rentável e se você acredita no banco digital, pode ser que faça sentido ter uma pequena parcela do patrimônio alocada nele.

 

Mas… não se esqueça de que você ainda está comprando uma certa promessa, pois do futuro ninguém sabe e por melhor que seja, o Nubank ainda é um banco novo e que fez IPO recentemente.

 

Grande abraço,

 

João Pedro Mello

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é unnamed-22.jpg

Veja as possibilidades de planos

Você pode ter acesso a todas as carteiras de ações e todas as análises, vídeos e etc, Tudo isso  nos Planos Combo ou Ações

Pagina com os planos de assinatura

ASSINATURAS

CURSOS

INSTITUCIONAL

LEGAL