O que são ações defensivas?

0
110

A bolsa de Valores é, por natureza, um mercado volátil, instável, nervoso, sujeito a sofrer influências políticas e econômicas, etc. Porém, no meio dessa agitação toda, saiba que é possível encontrar ações que fujam ou reduzam perdas desse cenário. Estamos nos referindo as ações defensivas.

No mercado de capitais existem grandes variações em relação à rentabilidade dos ativos. Por inúmeros fatores internos ou externos, um ativo pode ter ganhos ou perdas no mesmo pregão. Isso significa que o investidor deve tomar cuidado na hora de selecionar seus investimentos para não ficar exposto a perdas inesperadas.

Em geral, investidores conhecem bem as grandes empresas do mercado, que possuem uma alta correlação com a economia brasileira. Contudo, bons investidores pensam também em se proteger em cenários de crise econômica e, para isso, precisam escolher ativos que não tenham uma conexão direta com os rumos do país.

Em linhas gerais, ações defensivas são aqueles papéis que protegem o investidor em caso de queda abrupta da bolsa. Mesmo que, por exemplo, a economia do Brasil esteja indo muito mal, sem crescimento econômico, determinados setores da economia, com ações listadas em bolsa, podem se salvar.

 Exemplos práticos:

No meio de uma crise econômica, você deixaria de ligar a luz de sua casa?

Deixaria de assistir seu futebol ou sua novela preferida?

Não tomaria um banho quentinho só por causa disso?

Deixaria de almoçar ou jantar só para economizar nos alimentos?

Pois é, dificilmente uma pessoa deixaria de fazer essas coisas simples, por causa de uma crise na economia.O máximo que ela poderia fazer é diminuir um pouco o consumo, mas jamais cortá-lo totalmente. Aí é que entram as ações defensivas, essas ações a que estou me referindo, são ações de empresas que não sofrem tanto em momentos de pânico na economia. Já que os serviços que essas empresas prestam são de grande necessidade na vida das pessoas.

Exemplos de setores onde encontramos ações defensivas:

Energia Elétrica, Alimentos, Papel e Celulose, Saneamento Básico, Gás, etc.

Detalhe importante

Nos momentos de maior euforia na bolsa, esses papéis não sobem tanto, mas em compensação, nos instantes de maior crise, eles não derretem junto com o mercado, daí o nome de ações defensivas.

Características das ações defensivas:

São setores já maduros, que não necessitam de grandes investimentos para crescer, possuem uma geração de caixa robusta, em muitos casos, essas empresas são exportadoras, possuindo receita em dólar. Preste atenção, quando a bolsa está em queda, geralmente o dólar está em alta, é nesse caso que as exportadoras aumentam seu faturamento.

Ações defensivas em tempo de crise

Carteira de investimentos ações que pagam dividendos é uma alternativa para quem gosta de bolsa mas teme o alto nível de risco da modalidade. Além de serem papéis mais seguros, porque são de empresas focadas no mercado interno, pagam a rentabilidade e dividem o lucro (por meio dos dividendos) com os pequenos investidores.

Tanto o nível de segurança desses papéis é mais alto que, em tempos de crise no mercado financeiro, a recomendação de inclusão dessas ações na carteira também vale aos investidores com perfil mais agressivo e que já estão no mercado acionário.

A periodicidade do pagamento dos dividendos varia de empresa para empresa. Pode ser trimestral, semestral e até anual, reforça. Além disso, ele recomenda que o investidor reaplique o valor dos dividendos em ações. “Se for possível, essa é uma ótima estratégia”, considera.

Conclusão

Para concluir, é valido lembrar que essas ações são indicadas principalmente para quem não pensa em retorno imediato, devido à estabilidade das mesmas. Além disso, elas possuem menor risco, mas isso não quer dizer que são completamente seguras. Temos como exemplo a intervenção do governo no setor elétrico em 2012, quando o mercado ficou surpreso com as regras da MP 579. Na ocasião essas ações chegaram a cair até 30% em um único pregão ou no ano de 2020 com a crise atual.

Abraço e bons investimentos.

Marcelo Rabinovici

Você conhece os nossos planos de assinaturas?

Veja todas as possibilidades de planos e escolha de acordo com seu perfil

Clique e conheça a página dos planos e possibilidades