A BB Seguridade (BBSE3) é o braço de seguros do Banco do Brasil (BBAS3) e uma das maiores seguradoras do país, sendo líder em diversos segmentos. Através do modelo de bancassurance, a BB Seguridade utiliza os canais de distribuição do Banco do Brasil – um dos mais capilarizados do país – para vender produtos de seguridade.

Fonte: Fundamentus

Com um amplo histórico de lucratividade, um ROE muito acima da média e uma excelente distribuição de proventos, as ações da BB Seguridade #BBSE3 ganharam bastante espaço na carteira de muitos investidores brasileiros que procuram se associar a companhias com elevado interesse no pagamento de dividendos.

No entanto, apesar dos ótimos resultados reportados pela empresa, um ponto crítico costuma passar despercebido pelos olhos dos investidores: o prazo dos contratos da seguradora.

Ao analisar a Estrutura Societária da BB Seguridade, somos capazes de notar que os principais segmentos de atuação da seguradora, os quais compõem o lucro líquido da companhia, são formados por parcerias com outras instituições:

Fonte: RI da empresa

Observe que a BB Seguridade possui 49,9% de participação societária na Brasilseg, Brasilprev, Brasilcap, Brasildental e na Ciclic. Dessa forma, compreende-se que as outras partes das sociedades estão nas mãos da MAPFRE, Principal Financial Group, Icatu/Aliança da Bahia e Odontoprev.

Adicionalmente, avaliando a composição do lucro líquido da seguradora constatamos que o resultado total das participações societárias responde por praticamente 100% do lucro líquido gerado pelo negócio:

Fonte: RI da empresa

Por fim, sabendo que o resultado das participações são os principais balizadores do resultado da BB Seguridade e que esse resultado depende bastante das parcerias firmadas com outras empresas, é crucial avaliar o prazo remanescente dos contratos da BB Seguridade com essas companhias e pensar no risco de não renovação dos mesmos. Dito isso, vamos analisar quanto tempo falta para o término destes contratos:

Fonte: RI da empresa

 Verificando o início destes contratos e o prazo do acordo dos mesmos, concluímos que a maioria deles terminará entre 2030 e 2034, ou seja, daqui a 8-12 anos.

Claro, ainda falta um tempo considerável para que estes contratos terminem, no entanto, como investidores de longo prazo, precisamos sempre estar de olho nestes fatores de risco que fazem parte do negócio. Afinal, caso estes contratos não sejam renovados, a BB Seguridade pode passar por um período bastante conturbado e seus acionistas, também.

Fez sentido?

Grande abraço e bons investimentos,

João Pedro Mello

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é unnamed-22.jpg

Veja as possibilidades de planos

Tenha acesso aos melhores relatórios escritos por nossos experientes analistas

Pagina de Planos