Qual impacto das mídias sociais nas cotações de Marfrig e Weg?

0
180

Qual impacto das mídias sociais nas cotações de Marfrig e Weg?

No Brasil tem um ditado no qual eu não concordo muito, que diz que o ano só começa depois do carnaval. Mas podemos dizer que estamos perto do final de fevereiro e já tivemos muitos acontecimentos , não só aqui como no mundo todo. Podemos citar o janeiro mais chuvoso em 110 anos de Minas Gerais, que ocasionou mais de 50 mortes e 46 mil pessoas desabrigadas, redução da taxa Selic, coronavírus, entre outros.

Nem parece que o ano acabou de começar. Falando em coronavírus, que é o assunto de maior impacto, podemos observar um fenômeno que toma conta da internet, principalmente quando o assunto é o mercado financeiro que seria a tentativa de diversas pessoas de influenciar as outras, baseado em notícias que vão de encontro com suas posições de mercado.

Quem está vendido compartilha que o número de mortos aumentou, que o vírus chegou em um país novo, que tem mais pessoas infectadas e etc. Pra não ficar muito atrás, quem está comprado diz que já está controlado, que a tempestade sempre vem mas logo logo irá passar, que está aproveitando pra comprar mais e etc. Eu já bloqueei um monte, dos dois lados.

E isso acontece também com ação específica. Hoje em dia as ações em alta são Marfrig e Weg. Num passado não muito distante, vimos isso com a Via Varejo. É praticamente uma torcida organizada, em que copiam uma frase impactante do release de resultados acompanhado dos já tradicionais emojis de foguetes.

Marfrig e Weg

Para contextualizar, Marfrig é uma multinacional brasileira que atua no setor de alimentos, sendo a segunda maior produtora de carne bovina do mundo. Enquanto a Weg é uma empresa global de equipamentos eletroeletrônicos, atuando principalmente no setor de bens de capital com soluções em máquinas elétricas, automação e tintas, para diversos setores, incluindo infraestrutura, siderurgia, papel e celulose, petróleo e gás, mineração, entre outros.

Fonte – Yahoo Finance

No ano passado, Marfrig subiu mais de 80% enquanto Weg subiu mais de 100%. Nesse ano suas altas superam os 40%, enquanto o Ibovespa teve uma queda de 1,69%. Esses crescimentos se justificam ou estão sendo exageradas essas elevações de preços?

Fonte: Yahoo Fnance

Tenha acesso a um dos nossos relatórios completos da Dica de Hoje Research

Receba Gratuitamente no seu e-mail uma amostra do relatório exclusivo para assinantes da Dica de Hoje Ações

BAIXE O RELATÓRIO DA DICA DE HOJE AÇÕES GRATUITAMENTE

Inclusive quando acabar de ler esse texto, sugiro que entre no youtube e digite marfrig(MRFG3) e weg(WEGE3) e põe no filtro pra mostrar apenas resultados dessa semana. São muitos videos de análises fundamentalistas, análises técnicas, vídeos ressaltando o crescimento, dizendo que comprou e etc.

Já somos mais de 1 milhão e 700 mil pessoas investindo na bolsa, mais da metade com menos de um ano de experiência. Claro que isso também influencia, as pessoas buscam seguir e apoiar suas decisões em pessoas mais experientes e que tenham maior conhecimento que o seu.

 

Isso pode ocasionar o efeito manada, que é quando um grupo de indivíduos reage de maneira semelhante, mesmo que de forma irracional, apenas por causa da pressão exercida pelo grupo. Esse fenômeno pode ser perigoso e destrutivo para o investidor.

E em praticamente todas as redes sociais, vemos links e videos patrocinados com alguma oferta milagrosa. Quem nunca viu uma chamada pra conhecer “A nova Magazine Luiza?” ou de Traders que postam apenas seus resultados vencedores e ocultam os perdedores?

Há isso por toda parte, mesmo que não queiramos ver.

A emoção é um dos fatores mais importantes para o investidor. Tem duas frases famosas de Warren Buffet que dizem: “O sucesso nos investimentos não tem a ver com QI, o que você precisa é do temperamento correto para evitar cair nas armadilhas de curto prazo que prejudicam a maioria dos investidores.” e “Se você não consegue controlar as suas emoções, você não consegue controlar o seu dinheiro.”

Portanto, como você organiza suas decisões de compra e venda? Você é influenciado pela emoção e aumento nos preços?

Nós da Dica de Hoje Research trabalhamos justamente para melhorar suas decisões de investimentos, pois analisamos as melhores ações da bolsa, com relatórios, vídeos e podcasts para que nossos assinantes tenham as melhores recomendações do mercado. Clique aqui e conheça mais.

Inclusive hoje, quarta feira colocamos uma análise de 45 minutos sobre Weg e suas perspectivas futuras. Seria possível a ação subir ainda mais? Qual cenário de dólar e juros ela conseguiria fazer isso. Tudo isso para assinantes no link acima.

Grande abraço,

Raphael Rocha

Quer ter acesso a nossas carteiras de Ações?

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente e conheça as carteiras da Área de Membros!