Se você já investe há algum tempo, certamente já ouviu falar de Warren Buffett.
Buffett é mundialmente reconhecido como o maior investidor de todos os tempos, o megainvestidor obteve um retorno médio de aproximadamente 20% ao ano durante mais de 50 anos e, com isso, acumulou bilhões e bilhões de dólares.
Fonte: Google
Conhece nossa área de ações? Quer ter mais segurança nas suas escolhas? Clique aqui
Desde 1965, Warren comanda a antiga indústria têxtil e atual holding, Berkshire Hathaway. Por meio da Berkshire, Buffett fez diversos investimentos durante as últimas décadas e devido à sua exímia capacidade de seleção de ações, conseguiu excelentes retornos fazendo a holding crescer assustadoramente.
Tendo em vista a enorme habilidade de investimento em ações que Buffett demonstrou ao longo do tempo e o acúmulo de uma fortuna bilionária, Warren se tornou referência mundial quando o assunto é bolsa de valores. A partir disso, qualquer evento que o megainvestidor participe, investidores de todo o mundo estão dispostos a ouvir o que ele tem para dizer.
Anualmente, Warren Buffett e seu sócio, Charlie Munger, se reúnem com os acionistas da holding Berkshire Hathaway. Apesar do encontro ser destinado aos detentores de ações da empresa, com o passar dos anos, tornou-se um evento global em que investidores de todo o mundo assistem no intuito de saber o que o megainvestidor está pensando sobre o mercado e, principalmente, onde ele está investindo.
No último sábado (30/04/2022), ocorreu a tão esperada reunião anual de acionistas da Berkshire Hathaway e novidades sobre investimentos da holding foram divulgadas.
Segundo o balanço da Berkshire, a holding aumentou sua posição na Chevron (CHVX34), uma grande petroleira. Somente no 1T22, o conglomerado adquiriu mais de US$ 20 bilhões em ações da Chevron, tornando-a a 4ª maior posição do portfólio da holding.
Conhece nossa área de ações? Quer ter mais segurança nas suas escolhas? Clique aqui
Quando tratamos de petroleiras, é importante ressaltar que seus resultados dependem vertiginosamente da cotação do barril de petróleo. Em paralelo, precisamos recordar que vivemos um ciclo de alta das commodities, no qual o barril de petróleo já foi fortemente impulsionado e, consequentemente, a receita dessas empresas, também.
Sabendo disso, compreendemos que para Buffett estar aumentando sua posição em companhias desse segmento, é coerente imaginar que ele acredita ainda existirem oportunidades de ganhar dinheiro com essas empresas.
A boa notícia é que o Brasil também possui fortes empresas do setor energético (Petrobras, PetroRio, 3R Petroleum, etc.).
Mas, antes de fazer qualquer movimentação, vem a dúvida: será que Buffett está certo?
Investir em exportadoras de commodities em meio a um ciclo de alta é arriscado. Ninguém sabe, ao certo, em que parte do ciclo estamos. Pode ser que ele dure mais 6 meses, mais 1 ano, mais 5 anos ou até mais 10 anos.
Então, como se posicionar para ter a possibilidade de ganhar dinheiro caso ele esteja certo e não perder muito dinheiro caso ele esteja errado?
Simples, controlando a exposição.
Tentar adivinhar em que parte do ciclo estamos pode ser uma tarefa árdua e frustrante. No entanto, se você gosta do setor de energia e deseja participar de um possível grande ciclo das commodities, a melhor alternativa é concentrar uma pequena parte da sua carteira de ações nessas empresas (2%-4%).
Dessa maneira, você criará uma assimetria de ganhos interessante.
Caso o ciclo das commodities esteja no fim e o preço do barril de petróleo seja derrubado, como sua posição é pequena, a queda não prejudicará muito a sua rentabilidade.
Por outro lado, caso o ciclo esteja longe de acabar e o barril de petróleo permaneça em alta por mais alguns anos, sua exposição lhe trará ótimos resultados.
A melhor maneira de se aproveitar dessas exportadoras de commodities é ter o acompanhamento de quem entende de ciclos econômicos.
Na carteira Dica Ações, temos recomendações de petroleiras que ainda podem entregar ótimos resultados caso sejam compradas pelos preços indicados. Se você deseja ter acesso a essas recomendações e se aproveitar da melhor forma possível desse ciclo de alta das commodities, clique no link abaixo e se torne um assinante.
Clique na imagem abaixo e tenha acesso análises completas
Não deixe de conferir as carteiras com 7 dias de garantia