Depois de passar um tempo longe dos holofotes, adormecido e esquecido no mercado, o Bitcoin voltou, e voltou com força.
Há cerca de 1 ano, o Bitcoin estava na faixa dos US$20 mil; recentemente, chegou a bater quase US$70 mil. Mais de 200% de retorno em apenas 12 meses. Uma valorização dessas é difícil não chamar atenção, não é?
Os motivos da alta? Dois principais:
– Cenário macroeconômico mais favorável (expectativa de queda de juros globais);
– Aprovação dos ETFs de Bitcoin nos Estados Unidos.
Como já era de se esperar, a pergunta que mais tem aparecido na internet é: vale a pena comprar Bitcoin AGORA?
Pois bem, talvez essas pessoas devessem esquecer a futurologia e refletir sobre outros dois pontos que podem ser muito mais previsíveis e importantes.
O primeiro deles: por que você quer comprar Bitcoin?
Se a sua resposta for: “porque ele está subindo e parece que vai continuar”, pode ser que não faça sentido, né? Afinal, nenhum ativo sobe para sempre, inclusive o Bitcoin, e isso é facilmente provado; basta olhar seu histórico de preço.
Agora, se a sua resposta for: “porque eu quero me expor ao risco dele continuar se provando ao longo do tempo como um ativo valioso, escasso, descentralizado que pode preservar o patrimônio tanto de entidades governamentais quanto da inflação”, bom, aí começa a ter lógica você ter o Bitcoin na carteira.
O segundo ponto: quanto do seu patrimônio você pretende investir em Bitcoin?
O Bitcoin é um ativo de altíssimo risco; não existe a menor garantia de que ele sequer vai continuar existindo pelos próximos anos.
Sendo assim, a menos que você seja um profundo entendedor da criptomoeda (o que eu acho difícil porque a maioria não entende muito bem), será que tem fundamento você alocar mais do que 5% do seu patrimônio no Bitcoin?
E eu falo sobre 5% porque é um percentual que, se tudo der certo, você pode ganhar bastante dinheiro, mas se tudo der errado, você perderá muito pouco e não comprometerá suas metas financeiras.
Quer um exemplo fácil e rápido?
Se você tiver uma carteira que 95% está rendendo o CDI (11,15%) e 5% em Bitcoin, ao final de um ano terrível em que o Bitcoin cai 50%, sua carteira ainda subiria 8%.
Captou a ideia? É muito mais sobre o porquê e sobre o quanto de exposição do que se vale a pena comprar agora ou depois.
Grande abraço,
João Pedro Mello
O investimento que faltava para a sua carteira. Tenha em mãos a carteira de Criptomoedas da Dica de Hoje Research e aproveite as oportunidades do mercado. Invista com segurança e propriedade que só nosso time de analistas pode oferecer.
Clique e conheça