Fechamento de Março:: Coronavírus faz índice cair forte

0
78

A bolsa paulista fechou com o Ibovespa em queda nesta terça-feira, acumulando em março o pior desempenho mensal em mais de 20 anos, afetado pela forte aversão a risco que tomou conta dos mercados com a rápida disseminação de um novo coronavírus.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 2,17%, a 73.019,76 pontos. O volume financeiro somou 23,7 bilhões de reais.

Em março, o tombo foi de 29,90%, maior declínio percentual mensal desde agosto de 1998, ano marcado pela crise financeira russa, o que fez o Ibovespa acumular queda de 36,86% no ano, pior resultado de trimestre calendário desde pelo menos 1994.

Todas as ações do Ibovespa terminaram março com performance negativa no acumulado do mês e do ano.

No último mês, o ‘circuit breaker’, mecanismo que suspende as negociações quando o Ibovespa registra quedas expressivas a partir de 10%, foi acionado seis vezes, refletindo preocupações com os efeitos da pandemia do Covid-19 mas economias.

Governos do mundo todo anunciaram uma série de medidas de alívio dos efeitos da pandemia na atividade econômica, mas sem muito sucesso ainda no ânimo dos investidores, uma vez que não há trégua no ritmo de contágio e cada vez mais ações de confinamento estão sendo adotadas em vários países.

A alta acumulada na semana passada, que quebrou uma série de cinco com resultados negativos, trouxe algum alento, mas é consenso que a volatilidade não deve arrefecer, sem sinais claros do ‘timing’ de qualquer recuperação das economias ainda.

Economistas reduziram projeções para os PIBs, bem como organizações e governos. No mesmo sentido, foram cortadas projeções para os resultados de empresas, com muitas delas também suspendendo suas próprias estimativas para 2020.

FECHAMENTO EM MARÇO

– Dólar Comercial: +15,96%
– Ouro (BM&F): +15,24%
– CDI: +0,32%
– Poupança: +0,22%
– Fundos Imob. (IFIX): -16,05%
– Ações (Ibovespa): -29,90%

Você conhece os nossos planos de assinaturas?

Veja todas as possibilidades de planos e escolha de acordo com seu perfil

Clique e conheça a página dos planos e possibilidades

Coronavírus: gráfico mostra as quedas dos principais índices de ações globais no trimestre

 

Fontes da Matéria: Investing e Informoney

Geração de Renda

Faltam apenas poucas horas para fecharmos as inscrições de 2020 do treinamento Geração de Renda com Investimentos.

Nosso interesse é focar em investidores seletos, que realmente desejem adotar uma estratégia vencedora para gerar renda através da sua carteira de forma cada vez mais consistente.

Se você não está satisfeito com seus resultados, e deseja estar nessa elite de investidores comigo e com a Patrícia Rossari: Agora é a hora.

Não abriremos precedentes. (Quem me conhece, sabe que sou chato com essas coisas).

Clique Aqui para saber Mais sobre o Curso (Cronograma, Duração e Datas).

Fecharemos até às 23:59 hrs de hoje (01/04), e não temos previsão de uma nova turma em 2020.

Lembro ainda que este produto conta com uma garantia de reembolso integral de 7 dias.  Você compra e pode cancelar sem compromisso, ou seja o Risco é todo meu se você comprar e não gostar do produto.