O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos EUA, referente ao mês de julho, surpreendeu e veio abaixo do projetado por economistas. Na leitura mensal do dado, o CPI ficou com variação zero em julho, enquanto avançou 8,5% na base de 12 meses, segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo escritório de estatísticas do trabalho no país. Houve uma desaceleração tanto na comparação mensal quanto na anual, já que em junho o número na margem foi de 1,3%, enquanto o acumulado ficou em alta de 9,1%.
Os resultados de julho vieram abaixo das expectativas de economistas ouvidos pelo “The Wall Street Journal”, que esperavam alta mensal de 0,2%, e de 8,7% no acumulado de 12 meses.
O núcleo do CPI, que exclui a parte mais volátil de preços de alimentação e energia teve uma ligeira alta de 0,3% em julho ante junho, desacelerando em relação à alta de 0,7% de junho. A expectativa era de que o avanço de julho fosse de 0,5%. Na base anual, o núcleo do CPI anotou alta de 5,9%, mantendo uma estabilidade em relação ao último mês. A expectativa dos economistas consultados pelo “The Wall Street Journal” era de avanço de 6,1%.
Fonte: Valor e Valor Investig
Veja as possibilidades de planos