O Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) teve deflação de 0,01% em abril, segundo divulgou nesta terça-feira (28) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em março, o indicador – que é considerado uma prévia da inflação oficial – havia ficado em 0,02%.

Segundo o IBGE, foi a menor taxa para meses de abril desde 1995.

No ano, o IPCA-15 acumula alta de 0,94% e, em 12 meses, a variação acumulada é de 2,92%, abaixo dos 3,67% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores.

Queda do preço dos combustíveis

Segundo o IBGE, a queda nos preços dos combustíveis (-5,76%) foi o fator que garantiu a deflação no mês. A gasolina (-5,41%) exerceu o maior impacto individual negativo no índice (-0,27 ponto percentual). Ao longo de março, a Petrobras anunciou várias reduções no preço desse combustível, sendo a última (dentro do período de referência do índice) de 5%, em 28 de março.

Os preços do etanol (-9,08%) e do óleo diesel (-4,65%) também recuaram no mês.

Perspectivas e meta de inflação

A meta central do governo para a inflação em 2020 é de 4%, e o intervalo de tolerância varia de 2,5% a 5,5%. Para alcançá-la, o Banco Central eleva ou reduz a taxa básica de juros da economia (Selic), que está atualmente em 4,25% ao ano – mínima histórica.

A expectativa de inflação do mercado para este ano segue abaixo do piso da meta. Os analistas das instituições financeiras reduziram a projeção de inflação para 2,20% no ano, conforme aponta a última pesquisa Focus do Banco Central. Foi a sétima redução seguida do indicador.

A nova redução da expectativa para o nível de atividade foi feita em meio à pandemia do novo coronavírus, que tem derrubado a economia mundial e colocado o mundo no caminho de uma recessão.

O mercado continuou prevendo redução da taxa Selic nos próximos meses, que atualmente está em 3,75% ao ano. Os analistas seguem estimando um recuo para 3,25% ao ano no começo de maio, e um novo corte em meados de junho – para 3% ao ano – patamar no qual fecharia 2020.

Fonte: G1

Você conhece os nossos planos de assinaturas?

Veja todas as possibilidades de planos e escolha de acordo com seu perfil

Clique e conheça a página dos planos e possibilidades

Já participa do nosso grupo do Telegram?

Videos, informações e novidades vem aí.

Link do grupo