O secretário do Tesouro, Mansueto Almeida, afirmou nesta quinta-feira que, mesmo se o Banco Central levasse a taxa básica de juros a zero, o Tesouro Nacional não conseguiria vender títulos públicos a essa taxa.
“Isso é luxo para poucos países do mundo”, afirmou ele, em audiência pública no Congresso transmitida pela internet.
Segundo Mansueto, o governo não conseguirá cumprir a regra de ouro até 2023 em função do buraco fiscal ter ficado muito grande. A regra impede que o governo se endivide para pagar gastos correntes, como salários e aposentadorias.
“Vamos ter que mudar de alguma forma a regra de ouro”, disse ele.
Banco Central antecipa produção de R$ 9 bilhões em cédulas
O Banco Central (BC) antecipou para este mês pedido de produção de cédulas, no valor de R$ 9 bilhões, para a Casa da Moeda. Essa produção já estava prevista na programação anual, mas a antecipação foi necessária para evitar a falta de cédulas. Desde o início da pandemia de covid-19, o BC observou que há “entesouramento” do dinheiro no país.
Segundo o BC, o entesouramento ocorre porque as pessoas estão guardando o dinheiro em vez de colocar em circulação. “O pedido visa a construir estoques de segurança e mitigar eventuais consequências do fenômeno de entesouramento que se observa desde o início da pandemia. O BC entende que o entesouramento pode ser consequência de três fatores: saques por pessoas e empresas para formação de reservas, diminuição do volume de compras no comércio em geral e porque parcela considerável dos valores pagos em espécie aos beneficiários dos auxílios [como o auxílio emergencial] ainda não retornou ao sistema bancário”, diz o BC, em nota.
Fonte: Money Times/ Reuters e Agência Brasil
Você conhece os nossos planos de assinaturas?
Veja todas as possibilidades de planos e escolha de acordo com seu perfil
Clique e conheça a página dos planos e possibilidades
Já participa do nosso grupo do Telegram?
Videos, informações e novidades vem aí.