Notícias do Petróleo – Dica de Hoje: (15/abril/2020)

0
115

Notícias do Petróleo – Dica de Hoje: (15/abril/2020)

E os estoques de Petróleo dos EUA e China continuam aumentando!

(Por: Leo Bittencourt)

Hoje (dia 15/abril) às 11:30hs foram divulgados os números dos estoques semanais de petróleo bruto dos EUA pela agência “Energy Information Administration (EIA)” (https://www.eia.gov/).

Os números divulgados continuam piores que o esperado pelo mercado por 3 semanas consecutivas. Foi registrado um aumento no estoque de 19,248 milhões de barris de petróleo bruto, maior que a projeção do mercado de aumento de 11,676 milhões de barris. Somando os aumentos das últimas 4 semanas o total chega próximo de 50 milhões de barris a mais nos estoques!

Se olharmos no gráfico abaixo dos aumentos dos estoques, podemos ver que desde 1984, quando iniciou o registro deste número, nenhum aumento semanal chegou neste mesmo nível alcançado nesta semana.

A agência EIA também relatou um aumento de estoque de 4,9 milhões de barris nos estoques de gasolina, o terceiro aumento semanal de estoque consecutivo, uma vez que os motoristas não podem dirigir em meio a bloqueios que acontecem nos EUA, apesar do declínio considerável nos preços dos combustíveis. Uma semana antes, os estoques de gasolina aumentaram 10,5 milhões de barris.

As refinarias americanas estão cortando sua produção (refino) e algumas começaram a fechar as instalações, pois o suprimento de combustíveis excede a demanda atual. Na semana passada, as refinarias nos EUA processaram uma média de 12,7 milhões de bpd de petróleo bruto. Isso se compara a 13,6 milhões de barris por dia na semana anterior e 14,9 milhões de barris por dia há três semanas.

 – Estoques na China:

Os estoques de petróleo na China estão aumentando também! Segundo fontes da Reuters, as importações de petróleo da China em março cresceram 4,5% em comparação com março de 2019. As importações no primeiro trimestre avançaram 5% na comparação anual, para 127,19 milhões de toneladas, ou 10,2 milhões de bpd.

As refinarias chinesas estão estocando petróleo aproveitando os preços mais baratos do barril, apesar da apesar da queda na demanda doméstica por combustível e de cortes nas taxas de refino devido à pandemia de coronavírus.

– Queda na demanda global de petróleo:

Segundo o mesmo relatório da agência EIA, a demanda global do petróleo deve ter queda recorde de 9,3 milhões de barris por dia em 2020, enquanto a pandemia estiver quase parando a demanda por combustível. A estimativa é que a demanda em abril seja 29 milhões de barris por dia menor que abril de 2019, para um nível observado pela última vez em 1995, e a demanda no segundo trimestre deste ano deve ser 23,1 milhões de barris por dia menor que no segundo trimestre de 2019. Lembrando a que a demanda mundial por petróleo em tempos normais fica na faixa de 100 milhões de barris de petróleo por dia.

Estes números colocam em “xeque” o corte proposto de “APENAS” 9,7 milhões de barris na produção diária acordado em uma reunião de emergência da OPEP+ no último domingo.

O mercado percebeu que estes cortes propostos, apesar de serem significativos, não farão o trabalho de equilibrar o mercado neste trimestre. Podemos inclusive observar isso na queda do preço de barril Brent de -5,57% sendo negociado a US$ 27,95 (preço de hoje no momento que escrevo o artigo!). Como podemos ver no gráfico abaixo do Petróleo Brent Futuro.

A esperança ainda é que os cortes dos produtores fora da OPEP+ (leia-se EUA e Canadá) façam a diferença no mercado. No entanto, nestes países o funcionamento é diferente, pois os cortes não são obrigatórios e vão ser orientados pelo mercado, e serão graduais e não imediatos. Levando em conta também, que muitos produtores de Shale Oil americano estão contra a esses cortes (principalmente no Texas). Os produtores pequenos estão de acordo com cortes, mas os maiores produtores estão contra.

Quer dizer pessoal, a situação do petróleo ainda está bem delicada e longe de ser resolvida.

Vamos ficar sempre de olho no desenrolar desta história!!

Até a próxima pessoal!

Abraços

Leo Bittencourt

Você conhece os nossos planos de assinaturas?

– Clique aqui e escolha um plano “Dica de Hoje” que que se adeque melhor a seu perfil!: (http://mon.net.br/gsl94)

Escolha um dos Planos “Dica de Hoje”:

Plano “Ações – Dica de Hoje”:

– Plano mensal: http://mon.net.br/gsl8x

– Plano anual: http://mon.net.br/gsl8y

Plano “Combo Ações + FIIS – Dica de Hoje”:

– Plano mensal: http://mon.net.br/gvdv2

– Plano anual: http://mon.net.br/gslwt

Você já adquiriu o nosso livro OURO NEGRO??

Clique aqui e tenha em mãos a incrível história do Petróleo da sua origem até os dias de hoje (incluindo notícias até dezembro de 2019)! São 160 anos de história com muitas curiosidades, fotos, e foi escrito de forma bem simples e descontraída!

Já participa do nosso grupo do Telegram?

Videos, informações e novidades vem aí.

Link do grupo