Perspectivas de setores pós-pandemia: Transporte

0
122

Perspectivas de setores pós-pandemia: Transporte

Sei que estamos em isolamento e que a pandemia do coronavírus ainda é uma realidade em nossas vidas. Na internet e na televisão só se fala de coronavírus. Esse tema domina as pautas.

Pra fugir um pouco disso, não quero falar da doença em si. Quero ir um pouco além.

Certamente você já leu por aí a seguinte frase: “A bolsa de valores antecipa a economia real”.

Já que nessa última semana a bolsa registrou uma alta de 9,5%, podemos concluir então que o pior já passou?

Isso, no momento, não temos como saber.

Quero então imaginar o cenário pós coronavírus, fazer uma reflexão de como ficará certos setores da economia brasileira depois da pandemia e do isolamento.

Eu sempre falo que é bom concentrarmos nossas energias em algo que possamos controlar. Inclusive, disse isso no meu texto da semana passada. Clique aqui se você não leu.

O investimento que fazemos em uma empresa é um exemplo de algo que podemos controlar. Podemos optar por investir em uma empresa em detrimento de outra. Depende de uma série de fatores, como os resultados passados da companhia, as perspectivas do setor, a administração da empresa e muitos outros fatores.

Depois que esse período passar, acredito que muitas coisas irão mudar, inclusive hábitos e costumes da sociedade em geral.

Vou começar hoje falando do setor de transporte.

Com a quarentena, muitas pessoas estão trabalhando de suas respectivas casas, estudando à distância, comprando mais produtos online. Até que ponto isso pode impactar as empresas do setor?

Reuniões, por exemplo, estão sendo feitas por Skype ou por programas similares. Programas de televisão também, assim como o presidente está fazendo reuniões desse jeito com outros políticos e empresários, entre muitos outros exemplos.

Muitas pessoas vão se acostumar a trabalhar dessa forma e, muitas vezes, para as empresas, faz mais sentido ter o trabalhador fazendo home office. É mais barato, inclusive.

Será que as empresas de ônibus serão impactadas? Elas transportam (ou transportavam, até a pandemia) milhares de pessoas para seu trabalhos. Isso vale também para trens e metrôs.

Lembrando que os serviços de aplicativos de carona já trouxeram impactos nas receitas dessas empresas.

Se as pessoas poderão trabalhar de casa, elas irão continuar tendo carro? Ou usarão mais esses serviços de aplicativos? Ou então alugarão um carro, ao invés de tudo isso?

Sem falar que os trânsitos nas cidades poderão ficar melhores. Além do uso de transportes alternativos, como bicicleta e patinete.

Com o e-commerce ainda mais ativo, as pessoas continuarão saindo pra fazer compras? Indo a shoppings? (O assunto shopping é pra um texto futuro)

O mesmo vale para restaurantes. A oferta de delivery não para de crescer.

Restaurantes e lojas que não possuem serviços de delivery e e-commerce poderão quebrar com a crise. Mesmo com a ajuda do governo, não sabemos até quando estaremos em isolamento. E mesmo quando o isolamento acabar, a vida normal demorará um certo tempo pra voltar.

E as viagens a trabalho? Se as reuniões via internet se tornarem rotina, elas poderão substituir algumas dessas viagens. Será que a ponto de causar uma diminuição nas receitas de companhias do setor de transporte aéreo?

Vale ressaltar também que temos empresas que fornecem insumos e serviços pra esse setor, e não somente as empresas finais de transporte. Uma análise de investimento tem que ser profunda e completa.

Temos diversas empresas na bolsa que podem sofrer impactos negativos e positivos, se algumas dessas suposições acontecerem. Resta saber o que vai mudar. E isso também passa por quanto tempo ficaremos nessa situação.

É sempre bom frisar que as administrações das companhias são uma parte essencial da análise.

Elas são capazes de aproveitar uma boa oportunidade. Ou capazes de deixar a chance da empresa crescer passar bem pela sua porta.

O mundo sempre muda, cada vez mais rápido. E esse pode ser mais um ponto de mudança.

E você, o que acha que pode mudar? Quais empresas irão se destacar?

Nós, do Dica de Hoje Research, trazemos análises e relatórios diários pra você. Clique aqui e conheça nossas carteiras.

Abraços e bons investimentos,

Raphael Rocha

BAIXE O GUIA ANTI-CRISE GRATUITAMENTE

Corona vírus, Volatilidade na Bolsa… Afinal de contas: Como usar a Crise a seu favor?

Receba Gratuitamente no seu e-mail o e-Book exclusivo da Dica de Hoje Research

https://materiais.dicadehoje7.com/ebook-crise