Powell, do Fed, diz que economia dos EUA pode enfrentar ‘período prolongado’ de crescimento fraco

0
98

Jerome Powell, em uma análise moderada sobre onde a economia dos Estados Unidos se encontra em meio a sua reabertura, disse que o país pode enfrentar um “período prolongado” de crescimento fraco e renda estagnada, prometendo usar mais o poder do Fed conforme necessário, e fez um pedido para mais gastos fiscais.

As observações dele marcaram um aceno extraordinário aos riscos que a economia dos EUA enfrenta com as crises econômica e de saúde provocadas pela pandemia de coronavírus.

A resposta dos EUA até o momento “tem sido particularmente rápida e contundente”, disse Powell em webcast.

“Mas a recuperação pode levar algum tempo para ganhar força” e ser ditada pelo progresso na luta contra a pandemia de coronavírus, disse ele.

Quanto mais os riscos à saúde persistirem, acrescentou Powell, maior a probabilidade de as empresas falirem e as famílias terem uma diminuição na renda, em meio a uma crise que, segundo ele, afetou mais profundamente àqueles menos capazes de enfrentá-la.

No pior cenário, a economia ficaria atolada em “um período prolongado de baixa produtividade e renda estagnada… Suporte fiscal adicional pode ser caro, mas vale a pena se ajudar a evitar danos econômicos a longo prazo e nos deixar com uma recuperação mais forte”, disse Powell, o que corresponde a um pedido direto ao Congresso para acrescentar quase 3 milhões de dólares em alívios econômicos durante a pandemia.

Fonte: Reuters

Fonte: Finance News e Money Times

Você conhece os nossos planos de assinaturas?

Veja todas as possibilidades de planos e escolha de acordo com seu perfil

Clique e conheça a página dos planos e possibilidades

Já participa do nosso grupo do Telegram?

Videos, informações e novidades vem aí.

Link do grupo