Prévia do PIB cresce 0,89% em 2019

0
69
Brazilian theme

Prévia do PIB cresce 0,89% em 2019

A economia brasileira cresceu 0,89% em 2019. É o que mostra o índice e Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado hoje (14). É o terceiro ano seguido que o IBC-Br registra expansão.

No último trimestre do ano, comparado ao período anterior, o crescimento ficou em 0,46%, de acordo com dado dessazonalizado (ajustado para o período). O quarto trimestre comparado a igual período de 2018 apresentou crescimento de 1,36%.

Em dezembro, frente a novembro de 2019, houve queda de 0,27% (dessazonalizado). Na comparação com o último mês do ano passado e dezembro de 2018, a atividade econômica apresentou crescimento de 1,28%.

O IBC-Br incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos.

Quer ter acesso aos materiais completos? Já é nosso assinante?

Veja todas as possibilidades de planos e escolha de acordo com seu perfil

Pagina de Planos de assinatura

Mês a mês

No comportamento mensal, o IBC-Br, a “prévia” do PIB do BC, registrou queda em seis dos doze meses do ano passado (valores revisados). O resultado foi calculado após ajuste sazonal (uma espécie de “compensação” para comparar períodos diferentes).

Segundo a instituição, o indicador do nível de atividade começou o ano passado com estabilidade (leve alta de 0,01%) e recuou nos três meses seguintes, voltando a registrar expansão somente em maio e junho. Depois de recuar em julho, voltou a crescer nos meses seguintes, ma terminou 2019 em queda.

Fonte: Agência Brasil/ G1

Quer ter acesso a nossas carteiras de Ações?

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente e conheça as carteiras da Área de Membros!