Primeiro aeroporto industrial do Brasil é inaugurado nesta quinta-feira em Minas Gerais

0
21

 

O aeroporto industrial de Minas Gerais, o primeiro do tipo no Brasil, é inaugurado na tarde desta quinta-feira em um evento realizado a distância. Ele ficará no complexo do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Região Metropolitana.

Participam do evento o governador Romeu Zema (Novo), o presidente da Assembleia Legislativa, Agostinho Patrus (PV), o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe, e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, além de diversas autoridades nacionais.

O aeroporto deve começar a funcionar na segunda quinzena de julho. A primeira empresa a operar será a Clamper, que desenvolve soluções de tecnologia para proteger equipamentos em casos de problemas na rede elétrica.

As indústrias instaladas no aeroporto têm isenção de diversos impostos de exportação, tornando os produtos mais competitivos e dando agilidade no transporte.

Um sonho de quase duas décadas, que finalmente sai do papel. O Aeroporto Industrial em Confins se prepara para receber a primeira indústria que aposta nas facilidades logísticas e de tributação oferecidas pelo formato. Às margens da Linha Verde, exatamente à frente da estrutura de passageiros, são 750 mil metros quadrados de área, com capacidade para receber até 250 empreendimentos. Uma iniciativa conduzida pela concessionária BH Airport que carrega consigo a perspectiva de gerar até 20 mil empregos diretos.

A ideia é reduzir os custos de gestão e produção e aumentar a competitividade da indústria mineira – em especial, nos mercados internacionais. Graças a um regime especial de tributação, insumos importados para a produção de bens de alto valor agregado contam com isenção de impostos, o que também vale para a comercialização no exterior. A rapidez aduaneira é outro benefício do formato, inédito no país.

Fonte: Itatiaia e Jornal Hoje em Dia

Você conhece os nossos planos de assinaturas?

Veja todas as possibilidades de planos e escolha de acordo com seu perfil

Clique e conheça a página dos planos e possibilidades

Já participa do nosso grupo do Telegram?

Videos, informações e novidades vem aí.

Link do grupo