Das centenas de frases marcantes atribuídas ao Warren Buffett, essa é uma das poucas que acredito que realmente tenha sido dita por ele:
“Existem apenas duas regras para investir – Regra nº 1: Nunca perca dinheiro. Regra nº 2: Nunca se esqueça da regra nº 1.”
E eu te pergunto: você não acha isso um pouco contraditório? Como assim o Oráculo de Omaha, o investidor mais bem-sucedido de todos os tempos, que superou os principais índices do mercado norte-americano durante décadas, está falando sobre não perder dinheiro, em vez de falar sobre ganhar?
Pelo menos para mim, quando comecei a estudar o mercado, isso chamou a minha atenção. Afinal, o que eu queria era ganhar dinheiro, e não apenas pensar em como preservar meu capital.
Com o tempo, amadurecemos e começamos a entender o segredo e a profundidade da sabedoria por trás dessa frase de Buffett. Vou te mostrar com uma tabela super didática, retirada do site Curious and Calculated:
Perceba que, à medida que a queda se acentua, os ganhos necessários para recuperá-la crescem muito mais. Mas, para facilitar ainda mais o entendimento, fiz uma simulação de uma carteira de investimentos que, após cair 5%, 10%, 20%… até 95%, subiu 100% com uma forte alta subsequente do mercado. Observe o resultado:
- Queda de 5%: Rentabilidade final de 90%
- Queda de 10%: Rentabilidade final de 80%
- Queda de 20%: Rentabilidade final de 60%
- Queda de 30%: Rentabilidade final de 40%
- Queda de 40%: Rentabilidade final de 20%
- Queda de 50%: Rentabilidade final de 0%
- Queda de 60%: Rentabilidade final de -20%
- Queda de 70%: Rentabilidade final de -40%
- Queda de 80%: Rentabilidade final de -60%
- Queda de 90%: Rentabilidade final de -80%
- Queda de 95%: Rentabilidade final de -90%
Note que, mesmo após uma valorização de 100% (uma bela alta, por sinal), a pessoa que acumulava uma perda de 30% obteve apenas 40% de retorno, quem teve uma perda de 50% ficou no zero a zero, e aqueles que perderam mais de 50% ainda terminaram no negativo.
Entendeu agora por que a regra nº 1 e a regra nº 2 são tão importantes?
Grande abraço,
João Pedro Mello
Veja as possibilidades de planos
Você pode ter acesso a todas as carteiras de ações e todas as análises, vídeos e etc, Tudo isso nos Planos Combo ou Ações