Você pode achar sardinha melhor do que salmão, mas não pode falar que a sardinha é mais cara que o salmão.
O problema é que com investimentos, as pessoas param no gosto e esquecem da realidade. A verdade nua e crua é que você não tem que achar nada, você tem que fazer o que precisa ser feito para alcançar os resultados que deseja.
Tem gente que adora bolsa brasileira, outros adoram a renda fixa, outros adoram a bolsa americana, etc. Mas que tal fazer o mais lógico e simples?
Vou mostrar na prática como a diversificação (mais simples possível) te faz perder menos tempo, reduzir a volatilidade e ainda obter retornos melhores.
Montei uma carteira hipotética com os seguintes ativos: BOVA11, IVVB11, IPCA+6% e CDI (25% cada) e fiz uma simulação dos últimos 10 anos (2014-2024). Veja o resultado:
Em termos de rentabilidade. A carteira simulada rendeu 307,58% e perdeu apenas para o IVVB11.
Tratando-se de volatilidade, a carteira só perdeu para os ativos de renda fixa.
Ou seja, a carteira simulada obteve o 2º melhor resultado em termos de rentabilidade e uma volatilidade bastante inferior aos ativos de renda variável (BOVA11 e IVVB11).
Resumo da história, você ganhou um bom dinheiro (307,58% de retorno), bateu todos os índices do mercado brasileiro e ainda teve bem menos dor de cabeça (9,59% de variação).
Será que vale a pena ou não diversificar? Pense nisso.
Grande abraço,
João Pedro Mello
Veja as possibilidades de planos
Você pode ter acesso a todas as carteiras de ações e todas as análises, vídeos e etc, Tudo isso nos Planos Combo ou Ações