Pesquisar

Aleatoriedade: Entenda o conceito no mercado financeiro

Qual significado da palavra?

https://www.dicio.com.br/aleatoriedade/

Nassim Taleb e o conceito

Nicholas Nassim Taleb, escritor americano best seller de livros como Antifrágil, A lógica do cisne negro, Arriscando a própria pele e Iludidos pelo acaso, já influenciou milhares de pessoas pelo mundo com suas obras e é uma das mentes mais brilhantes de nosso tempo. O grau de conexão que Taleb estabelece com a realidade torna-o capaz de romper barreiras e chegar à verdadeira essência das coisas. Tais traços de inteligência podem até ofender alguns, talvez refletindo as fraquezas veladas daqueles que o criticam. Iludidos pelo acaso, como o próprio nome sugere, discorre sobre como pessoas de sucesso em suas respectivas áreas costumam minimizar a influência do fator aleatório, ou seja, da “sorte”. Nesses “cases de sucesso” não faltam pessoas se vangloriando pelos seus próprios feitos. O livro parece contra intuitivo no mundo atual das redes sociais, em que se repetem os chavões “nunca foi sorte” ou “nada é por acaso”. Será mesmo? Outro assunto importante abordado no livro é a influência negativa que a exposição excessiva a relatórios, notícias e análises pode ser prejudicial aos seus negócios e investimentos. O fenômeno do Cisne Negro é uma questão filosófica chamada “problema de indução”. A indução é um método da qual se tira uma conclusão com base na observação de fatos. Imagine que ao observar muitos cisnes, concluímos que cisnes são brancos, logo a conclusão geral é que todos cisnes do mundo são brancos. Esse método de indução presume que se observei muitos casos, posso concluir que esse padrão se repete. Porém foi encontrada uma nova espécie de cisne, cygnus atratus, que tem sua penagem negra, essa constatação deixou evidente que o método de indução é problemático e falível. Esse problema de indução logo ganhou o nome popular de Cisne Negro, por expressar uma falácia do método e expor sua fragilidade. Como no caso do cisne negro que não conseguimos observar todos os cisnes do mundo, também não conseguimos analisar e avaliar todas as variáveis que moldam e geram nossa realidade. Sendo assim, todo evento que foge ao nosso controle ou expectativa, é chamado pelo autor de Cisne Negro.

Visão da Aleatoriedade

O acaso não segue nenhuma ordem ou regra. Um dado é aleatório. Quando você joga um dado na mesa, você não sabe qual vai ser o número que vai ficar para cima. E não importa quantas vezes você jogue, você não consegue identificar um padrão nos números. Justamente por ser aleatório. O grande problema é que nós seres humanos não gostamos de aleatoriedade. Gostamos de padrões. Por isso, muitas vezes atribuímos padrões a coisas que na verdade não tem. Uma pessoa jogando dados a tarde inteira pode acabar vendo algum tipo de padrão nos números. Mas a verdade é que não existe. Esse aparente padrão é o nosso cérebro querendo criar padrões onde não existe.

Hedge em opções para aproveitar as Aleatoriedades

O hedge é uma operação feita com opções que permite “travar” o preço de um ativo em carteira.  Fazendo isso, a estratégia tem como objetivo proteger sua posição, visto que nas opções conseguimos prever o preço de exercício numa data específica. Para entender melhor, imagine que, por fatores externos, o mercado está passando por um período de stress e você tem uma posição de VALE3 que pode sofrer muito com isso. Um hedge pode ser comparado a um seguro de carro, onde você paga a seguradora para ter a garantia contra batidas, furtos e etc. Mas, as pessoas pagam esses seguros não com o intuito de usá-los, afinal ninguém quer sofrer um acidente de trânsito, e sim para sentir a segurança de que se algo acontecer elas terão um seguro que vai cobrir todo o prejuízo. É justamente assim que o hedge funciona, ele cobre todo o prejuízo que você teria em condições normais. Isso só é possível porque as opções te dão um preço e uma data específicos de exercício.

Conclusão

  1. Estude sobre o mercado financeiro
  2. Seja humilde perante a incerteza
  3. Invista na diversificação
  4. Tenha proteção

 Foque o longo prazo

Ganhar na crise prevê a manutenção do olhar no longo prazo. Por isso, é preciso desenvolver sua capacidade de análise e observar as tendências do que está por vir. Caso algo aconteça de imprevisível, atente ao que pode ser feito para você aproveitar o cenário. Contudo, resista à tentação de resgatar os valores de forma antecipada sempre que houver uma instabilidade. Quando você foca o curto prazo, tende a ganhar menos e a pagar mais tributos e encargos. É no longo prazo que a mágica acontece e os juros compostos jogam a seu favor de fato.

Recado Importante

Com a realidade econômica do Brasil, teremos que ajustar os valores de algumas das nossas assinaturas.

Obs: Sua assinatura atual não muda nada e renova com valor antigo basta manter ativa.

Quer assinar alguma área que não tem?

Quer ter uma das nossas assinaturas?

  • Renda Fixa
  • Carteira Z
  • Combo Ações mais Fiis
  • Fiis
  • Ações

A boa  notícia é que você ainda pode garantir o preço da sua assinatura com valores de 2020.

Sendo assim, com essa informação, você pode tomar duas decisões que podem mudar o rumo dos seus investimentos..

Pagina de planos Dica de Hoje

Pesquisar

ASSINATURAS

CURSOS

INSTITUCIONAL

LEGAL