Como declarar ações na declaração do IRPF na prática

0
20
Imposto de Renda

Como declarar ações no imposto de renda

O período da declaração do IR já está chegando, e muita gente tem dor de cabeça só de imaginar a hora de declarar. Pode parecer complicado e até confunde um pouco, mas existem formas de entender melhor do assunto e ficar por dentro de tudo o que é preciso para fugir do “leão”.

Se você investiu qualquer valor no mercado, em qualquer momento de 2020, você deve entregar sua declaração, independente de sua renda, bens e resultado do seu investimento. Saiba mais sobre como declarar suas ações no imposto de renda.

Na prática: como declarar ações no imposto de renda

Antes de mais nada, é importante lembrar que ações são bens e devem ser informadas na ficha de bens e direitos, e sempre declaradas pelo custo de aquisição, que é o preço da compra multiplicado pelo número de ações. Isso é, elas jamais devem ser atualizadas pelo valor de mercado, ainda que elas tenham valorizado ou desvalorizado ao longo do ano. De um ano para o outro, o valor só muda se você vendê-las.

Também é fundamental lembrar de três coisas antes de iniciar sua declaração: seus lucros líquidos nas operações day trade e nas operações normais; seus prejuízos nas operações day trade e nas operações normais; e, por fim, a posição em ações e os contratos de opções, termo e futuro, mantidos em carteira no dia 31/12/2020.

No mercado de renda variável, a taxa do Imposto de Renda é fixa em 15% para operações normais e 20% para operações day trade, sempre aplicadas sobre o lucro líquido do investidor. Para o total de vendas no mês no mercado à vista, até R$ 20 mil, o lucro apurado é isento de IR.

Para facilitar a vida, é sempre mais fácil recorrer a especialistas que fazem todo o cálculo do seu IR, cabendo a você somente o trabalho de importar suas notas de corretagem. Lembre-se também de que é extremamente importante o investidor conferir o valor devido gerado pelo programa da Receita Federal com o seu próprio valor calculado.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como declarar ações no imposto de renda, é só ter calma e organização para separar tudo que você precisa para a hora da declaração. Desta forma, você evita deixar tudo para última hora e garante tranquilidade para essa tarefa que, como mostramos acima, não é nenhum bicho de sete cabeças.

Mas não é só isso: se você quer investir com tranquilidade e ter profissionais cuidando da sua apuração, declaração e de toda a parte tributária, fale com a Opus Contabilidade. A Opus possui verdadeiros especialistas em contabilidade para investidores e estão sempre prontos e dispostos a te ajudar em tudo que você precisa. Ficou interessado? Saiba mais clicando aqui