Iniciante na bolsa: Não pule os primeiros passos

0
18
investidor-iniciante-capa

Iniciante na bolsa:Não pule os primeiros passos

 

Antes de começar nosso artigo da semana queria fazer algumas perguntas e dar um lembrete.

Você que está começando na bolsa ou é iniciante em investimentos, sabe responder algumas perguntas importantes. Você sabe montar uma carteira? Quando comprar? Quando vender? Você possui uma estratégia definida? Enfim queríamos fazer um convite para participar do Curso Primeiros Passos e aprende uma análise simples e consistente.

A inscrição do curso Primeiros Passos está na reta final e tem algumas vagas.

Vou deixar o link para você se inscrever.

Clique aqui e dê o primeiro passo

 

O rápido progresso na atualidade causado pelo avanço tecnológico pode nos dar a sensação de que estamos sempre atrasados e desatualizados.

Confesso que adoro resolver as coisas rapidamente. Tempo para mim definitivamente é dinheiro. Detesto a sensação de que estou perdendo tempo ao fazer uma atividade, seja pegar uma fila gigantesca, aguardar ser atendida na linha telefônica ou até mesmo ficar parada no trânsito.

 

Mas nos investimento paciência, tempo e estudo é fundamental.

Quantas vezes você mudou o seu foco nos estudos no último ano?

Tenha paciência! Você não fica rico nos três primeiros meses de poupança, não fica sarado (a) nos três primeiros meses de academia, não constrói um prédio de 40 andares em três meses, assim como não passa em um concurso TOP com três meses de estudos.

 

Etapas fundamentais

investidor-iniciante-1

 

Não queime etapas!

Não é possível acelerar tudo nesta vida. Nos investimentos, é preciso tomar cuidado para não pular etapas que nada ajudarão em sua trajetória em longo prazo.

A indústria mundial vende bilhões oferecendo “facilidades”: ter uma barriga chapada em três dias, emagrecer 10 kg em um mês sem fazer dieta, ficar rico sem trabalhar, e por aí vai. Já dizia um famoso ditado americano: “Não existe almoço grátis”. É uma ilusão buscar resultados positivos imediatos sem esforço.

Tudo tem seu tempo determinado. A natureza é perfeita. Para plantar qualquer alimento, é preciso tempo para semear, germinar e colher.

Sucesso rápido é admirável, mas raro!

 

Acontece que viralizaram na internet os exemplos de investidores fenômenos. Considero os fenômenos aqueles raros exemplos de profissionais que inventaram algo e ficaram milionários da noite para o dia sem passar pelas regras gerais que o resto da humanidade tem de lidar.

Vale a ressalva de que não tem nada de errado admirarmos esses profissionais fenômenos, são exemplos inspiradores de que é possível. Mas, sejamos sinceros, não acontece com todo mundo e nem a todo o momento.

O que não parece muito produtivo é um investidor não encarar o dia a dia com as regras da vida, depositando todas as suas fichas esperando que um fenômeno aconteça e o salve da dura realidade.

Sendo assim, pare de lutar contra essas regras e encare a realidade para construir uma aposentadoria sólida e plena!

Aqui vão três regras que todo investidor deve seguir se quiser experimentar uma carteira investimento de sucesso.

 

 

Quer ter acesso a nossas carteiras de Ações?

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente e conheça as carteiras da Área de Membros!

 

 

Regra 1: você terá que estudar

Não me refiro ao estudo acadêmico somente. Há muitos executivos de sucesso que não têm graduação. Refiro-me a estudar, seja o tema que for. Estou para ver um estudo que irá lhe prejudicar!

Pergunte a qualquer um desses profissionais de sucesso, sem diploma, se recomendariam que seus filhos não estudassem e o quanto a falta de estudo custa nos cofres da empresa para pagar consultores diplomados. Boa educação e conhecimento, sempre abrirão portas na sua trajetória profissional.

 

Regra 2: você terá que ter bons resultados em longo prazo

O mundo não premia o potencial e sim o real. Você terá que gerar resultados para comprovar o quanto sabe das coisas e o quanto é bom tecnicamente. A experiência de investidor na parte comportamental tem de ser vivida, e isso requer tempo. Tenha paciência.

 

Regra 3: você deverá gastar menos do que ganha

É matemático e é a regra de ouro para não se tornar refém de nenhuma empresa. Ter independência financeira lhe dará a liberdade que tanto busca em sua carreira. Os profissionais mais procurados no mercado são aqueles que tem independência financeira. Será coincidência? Claro que não!

 

Etapas importantes para investimento em ações

investidor-iniciante-2

 

Defina um objetivo

Esse primeiro passo vale não apenas para investimentos em ações, mas também para iniciar qualquer atividade na sua vida. Definir objetivos é importante para saber o que quer alcançar. Existe um ditado que diz: “se você não sabe para onde ir, qualquer lugar serve”. Por isso, é necessário saber aonde quer chegar, para saber se está indo pelo caminho certo.

 

Conheça o mercado de ações

O mercado de ações tem altos e baixos, e está envolto em riscos. Conheça o mercado, faça pesquisas!

Busque informações

Com o crescimento do acesso à internet, está cada vez mais fácil buscar informações qualificadas. É importante se informar ao máximo antes de decidir por algum aporte.

Alguns sites como o da BM&FBovespa, são extremamente úteis para acompanhar as cotações. Entre jornais e revistas, tem o Nossa Área de Membros, cheia de informações que são importantes ferramentas de informações sobre o desempenho do mercado e da economia.

 

Tenha uma abordagem de investimento disciplinada

A volatilidade nos mercados faz com que os investidores percam dinheiro. No entanto, os investidores que colocam dinheiro sistematicamente, nas ações certas e fazem investimentos pacientemente, demonstram resultados melhores.

Por isso, é prudente ter paciência e disciplina, além de manter um quadro amplo e diversificado em longo prazo.

 

Investimento em estudo

Ao final dos estudos iniciais os investidores deverão estar cientes de que investir na bolsa de valores é uma atividade que requer empenho e dedicação no aprendizado de como o mercado funciona, além de conhecer alguns conceitos essenciais. O principal objetivo dos estudos conhecimento das empresas, riscos e seu funcionamento.

Inflação, taxa de juros, gastos do governo: tudo isso é macroeconomia e afeta diretamente os seus negócios. Saiba como se preparar para estes movimentos e evitar surpresas

É fundamental ficar atento a ela, como variação da demanda, comportamento dos consumidores, formação de preços etc. Agora, olharemos atentamente para o outro lado dessa moeda: a macroeconomia. Veremos o que é exatamente, e como acompanhar as questões macroeconômicas podem levar você a evitar problemas e identificar boas oportunidades de negócio.

 

Invista, mesmo que em pequenas quantidades!

Através das informações prestadas pela corretora de ações, é possível que mesmo valores pequenos sejam investidos em diferentes modalidades de ações.

A mais comum e mais procurada por quem está começando são os chamados “fundos”, que é um meio mais seguro para quem ainda não compreende bem o mercado e deseja começar a investir já.

 

Escolha suas ações

Se chegou nessa etapa, parabéns! Definir objetivos, estudar as formas de investir, investir em estudo e conhecer os indicadores econômicos. Não são tarefas fáceis, ainda assim, há uma última tarefa que é escolher as ações que vão compor sua carteira.

 

Oportunidades para quem não pula etapas

investidor-iniciante-3

 

As oportunidades de ganho do mercado aparecem a todo instante na bolsa de valores. Não só em um ciclo, mas em qualquer momento podem ser identificadas. É importante ter paciência e investimento constante.

Claro, o ideal é entrar o mais cedo possível, mas fazendo investimento do jeito certo, os ganhos são mais expressivos em longo prazo.  Mas, na prática, é preciso aprender com seus estudos para conseguir identificar todas essas fases com eficácia.

 

Estude muito para investir no mercado de ações

As condições do mercado são determinantes para o sucesso de quem investe na Bolsa de Valores. Uma mudança no panorama do desemprego, da inflação ou da taxa de juros influencia diretamente alguns setores da economia. A forma como estuda e aplica seus conhecimentos vão ser determinantes para os resultados.

Para ter menos dúvidas sobre o que fazer e como atingir ótimos efeitos, busque novos conhecimentos e capacitações. Além disso, você pode acompanhar os conselhos dados por grandes investidores e as notícias do mercado financeiro, bem como procurar cursos e diferentes formas de aprimoramento.

Pilares essenciais para você investir em ações e ter sucesso

 

Tipo de investidor que você deve ser:

Aqui você deve adotar a filosofia de um investidor em longo prazo se quiser ter as maiores chances de lucrar ao seu lado

Gerenciamento de risco eficiente:

Nem sempre você fará boas decisões, algumas podem ser erradas, mas se investir seu dinheiro em diferentes empresas e souber escolher, as chances de sucesso estarão maximizadas com segurança. Erre tentando acertar e terá muito sucesso.

Método de análise que foque em comprar empresas de alto valor por um preço barato:

Sempre que vai comprar alguma coisa, por menor que seja você pede um desconto, não é verdade? Se não pede, pelo menos tenho certeza de que gostaria, afinal, quem não gosta de pagar menos por algo bom?

 

Portanto …

Combinando os 3 pilares essenciais dessa forma, você estará com a faca e o queijo na mão para investir com segurança, montar uma carteira somente com boas empresas, pagar um preço baixo por elas e manter um crescimento acima da média em longo prazo.

Torne-se membro Gold Dica de Hoje, acessando um material diferenciado, o Conteúdo é atualizado constantemente para que o usuário esteja sempre por dentro das estratégias oferecidas.

Lembrando que Membro Gold, tem sempre uma condição especial nos cursos do canal e outras vantagens.

Link: Membro Gold