O que fazer nesse momento?

0
52

O que fazer nesse momento?

A primeira semana de quarentena acabou e a Bolsa fechou na sexta com uma leve queda.

Essa quarentena é boa pra tomarmos decisões mais racionais. Com mais tempo em casa, podemos pensar mais nas nossas estratégias e decisões. Temos excelentes opções de empresas com ótimos preços e também a possibilidade de rebalancear a carteira.

Muito cuidado também pra não usar mal esse tempo: ficar com o home broker muito tempo aberto pode gerar más e impulsivas decisões.

Toda hora recebemos notícias sobre o coronavírus. Estão todos preocupados e essas notícias afetam o mercado e aumentam a volatilidade. As notícias de mais mortes na Itália causam pânico, enquanto que na China, os casos novos estão cada vez mais diminuindo, o que gera um menor desconforto.

As notícias de vacinas também começam a pipocar cada vez mais e a qualquer momento poderemos ter uma descoberta nesse sentido.

Nesses momentos, é importante que sua energia seja gasta com coisas que você realmente possa controlar. Ficar pensando se a Bolsa vai cair, se vai subir, se vai ser lançada uma vacina ou não, são esforços gastos à toa. A não ser que você seja um cientista/médico e esteja trabalhando nisso.

Muitos se perguntam se a Bolsa vai voltar aos padrões do início do ano, por exemplo, em que chegou a 119 mil pontos. Pra responder essa pergunta, eu emendo uma outra: você acha que, como sociedade, passaremos pelo coronavírus?

Nessas duas últimas semanas, vários fundos grandes não só divulgaram que estavam comprando mais ações, como alguns reabriram pra justamente aproveitar esse momento.

Já tivemos outras crises no mundo, tanto na área da saúde como na área financeira, além de guerras. Por isso, vou deixar o gráfico do Ibovespa ao longo dos anos pra podermos observar como foi sua evolução durante todos esses períodos.

 Ibovespa

Fonte: Tradingview

Como podemos ver, o índice sempre cresceu, mas não em linha reta. Tivemos, temos e ainda vamos ter muitos percalços no caminho, mas no longo prazo a Bolsa tende a ser sempre lucrativa.

Dito isso, é claro que o momento que vivemos é delicado e os resultados das companhias serão impactados. Algumas companhias mais alavancadas e/ou com menor geração de caixa vão sofrer mais do que outras, podendo vir até a quebrar.

É possível que o mundo demore 1, 2 ou 3 anos pra se recuperar, não temos como prever agora, até porque o final da crise ainda não chegou. Empresas menores, com caixas pequenos, terão mais dificuldades nesse momento, pois as receitas irão naturalmente cair e vão levar um tempo pra voltar aos padrões normais.

Com isso, uma empresa com mais caixa poderá se bancar nesse período difícil até que as receitas se estabeleçam e pode vir até a conquistar o espaço que hoje pertence à outra empresa.

Do mesmo modo, empresas com muitas dívidas provavelmente terão que recorrer a mais empréstimos pra conseguir se manter durante esse período. Desse jeito, caso as receitas demorem muito a voltar ao normal, a empresa pode ser asfixiada pelas dívidas.

Mas nem tudo está perdido.

São nessas circunstâncias que conseguimos fazer bons negócios. Temos diversas boas empresas nesse exato momento com excelentes preços e uma compra agora tem grandes chances de trazer resultados enormes pra você no longo prazo.

Por isso, temos reforçado aqui no Dica de Hoje a importância de ações de grandes empresas e que pagam bons dividendos, o que nesse momento é uma melhor opção de investimento.

Obviamente, tem empresas que mesmo pagando um dividendo alto, não consistem em boas opções, com a tendência de terem resultados piores daqui pra frente. Como diz o ditado, cada caso é um caso, e é bom analisar separadamente essas companhias.

Temos diversas boas empresas e com dividendos altos em nossas carteiras. Caso não seja nosso assinante, clique aqui e aproveite para ter acesso as nossas recomendações e relatórios.

Grande abraço,

Raphael Rocha.

Nos últimos dias centenas de assinantes tomaram a decisão de fazer o GERAÇÃO DE RENDA 2.0

(ATENÇÃO: O desconto de R$300,00 de pré-venda  para a única turma do ano de 2020 se encerra hoje segunda ).

Muitas pessoas deixam para fazer a inscrição no último dia e eu imagino que seja o seu caso também.

Não desista de investir em conhecimento e aproveite as grandes baixas da BOLSA para comprar renda barata, com uma estratégia vencedora que uso há décadas.

Um dos maiores erros que o investidor pode cometer é ir para o campo de batalha dos investimentos sem uma estratégia clara, assim como seus objetivos bem definidos.

Bônus do Curso

Bonus Especial – Como investir em Renda Fixa no exterior – Alfredo Sequeira Filho – horário a marcar
Bonus 1 – Grupo de whatsapp – De 25/03/2020 a 24/06/2020.
Bonus 2 – Todas as planilhas das estratégias apresentadas no curso serão baixáveis para que você possa utilizá-las em sua própria carteira
Bonus 3 – E-book escrito pela Patrícia Rossari especialmente com detalhes mais técnicos de cada um dos tipos de ativos.
Bônus 4 – Acesso ao curso de opções de 25/03/2020 a 24/06/2020.
Bônus 5 – Atualização por 1 ano a Carteira Geração de Renda, até Março de 2021.
Bônus 6 – 3 meses de Acesso ao Combo Ações + Fiis
Bônus 7 – Acesso às aulas do Curso de forma ilimitada e sem prazo.

Pagina do curso (veja os detalhes)

.