Pesquisar

Perder na bolsa faz parte do aprendizado

O lado emocional das perdas na bolsa

Os efeitos vão além dos números. São psicológicos e até físicos. Os sintomas de uma crise como essa incluem dor, frustração, raiva, depressão, inconformismo, sensação de que o mundo não é justo.

Você vai perder dinheiro se você investir em ações. Mais cedo ou mais tarde, está prestes a acontecer. De fato, pode ter acontecido já e você não o reconhece porque as perdas podem tomar diversas formas diferentes.

Em sua forma mais simples e talvez mais dolorosa, você compra um estoque, em seguida, ver o preço descer e ficar para baixo. Em algum momento, você decide acabar com a dor e vender.

Esse tipo de perda, que envolve um valor real em dólares, é chamado de perda de capital.

Você pode usar uma perda de capital para compensar lucros (ganhos de capital) para fins fiscais. Além disso, eles não valem muito além de uma dolorosa lição de investimento.

Os viéses comportamentais

Alguns viéses comportamentais prejudicam as decisões de investimento nessa hora. Um deles é o efeito manada, que é a tendência de repetir ações feitas por outras pessoas, esperando assim ter o melhor resultado possível.

Outro é o viés da ação, quando as pessoas têm dificuldade de segurar sua angústia sem fazer nada e se sentem pressionadas a fazer bobagens a torto e a direito.

Assim como um monte de gente saiu correndo da renda fixa porque a Selic caiu e foi parar na renda variável de forma desavisada, agora, no primeiro ‘circuit breaker’ da vida, as pessoas saem correndo outra vez e só saem perdendo

O que é o efeito manada?

O efeito manada no mercado financeiro nada mais é do que um conjunto de investidores e especuladores seguindo o comportamento e decisões dos demais players. Mas qual o problema em fazer o que a maioria está fazendo?

Provavelmente, você já ouviu falar que para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores é preciso comprar na baixa e vender na alta, porém, muitos investidores amargam grandes prejuízos por trocarem os pés pelas mãos na hora de tomar decisões e acabam preferindo errar com a manada do que tomar a decisão sozinho e ter que lidar com essa responsabilidade.

Quando a Bolsa está caindo, o medo do investidor de perder dinheiro o alerta para sair o quanto antes de determinada posição e, assim, a maioria dos “investidores” saem vendendo suas ações fazendo com que rapidamente o mercado sofra com a queda.

O contrário também acontece, quando a Bolsa de Valores apresenta comportamento de alta, muitos investidor se empolgam em se posicionar em um determinado ativo, pois acreditam que irão surfar uma longa onda de valorização. Porém, não enxergam que, muitas vezes, podem acabar pagando mais caro por alguma empresa, por esperar a “confirmação” de que a Bolsa de Valores seguirá indo bem.

Aceitar a responsabilidade

A perda já ocorreu, então, o investidor precisa ter consciência de que ela pertence a ele. Isso significa que deve assumir o fato e não deixar de lado ou tentar se esconder arrumando “x” culpados.

Quando o investidor assume a propriedade do problema ele segue em uma linha de controle de negociação. E é essa segurança que ele precisa nesse momento.

Como manter o controle emocional na Bolsa?

O primeiro passo é entender como o fator emocional pode afetar o investidor. Por mais que não seja possível ter total controle sobre as emoções e sentimentos, é fundamental estudar os gatilhos que despertam algumas emoções capazes de influenciar o investidor na tomada de decisões.

A partir do momento que o indivíduo descobre quais são esses gatilhos, inicia-se o trabalho de como evitar que eles aconteçam e, a partir disso, é possível utilizar várias ferramentas técnicas para limitar perdas ou bloquear o ponto onde as reações em cadeia dão início e operações equivocadas são realizadas.

Os gatilhos podem ser os mais diversos, desde o ambiente escolhido para operar, como o horário de negociação, além de fatores psicológicos que interferem no humor e na concentração do investidor. Por isso, uma autoavaliação diária é necessária para decidir se talvez a melhor opção em casos como estes sejam para abster do mercado.

Tenha paciência e disciplina

Pode ser que para você essa seja a parte mais difícil: ter autocontrole e disciplina para manter o planejamento financeiro em pé. 

Mas se te falássemos que esta é uma das chaves para você ser um investidor de sucesso, você se motivaria a mudar?

Procure pensar sempre nos seus objetivos e aprenda a priorizar seus sonhos. A consequência disso é que naturalmente você vai acabar se dedicando mais às conquistas do futuro.

Outra dica importante neste sentido é que no mundo dos os resultados geralmente levam tempo para aparecer.

Não será da noite para o dia que você vai conseguir construir riqueza. Por isso tenha bastante paciência e continue a investir para manter uma regularidade nos rendimentos.

Perdas fazem parte da vida

As perdas fazem parte do processo de aprendizado. Por isso, é importante diversificar os investimentos, estudar sempre e saber por que você está fazendo cada uma das suas aplicações”, afirma.

Cada brasileiro é um investidor em potencial, bastando prestar atenção a certas recomendações para perder o medo de investir.

As perdas fazem parte do processo de aprendizado. Por isso, é importante diversificar os investimentos, estudar sempre e saber por que você está fazendo cada uma das suas aplicações.

Cada brasileiro é um investidor em potencial, bastando prestar atenção a certas recomendações para perder o medo de investir.

Veja as possibilidades de planos do Dica de Hoje 

Pagina de Planos

Pesquisar

ASSINATURAS

CURSOS

INSTITUCIONAL

LEGAL