Existe um conceito bastante difundido no mercado de que para ganhar dinheiro na bolsa é preciso estar sempre na direção oposta da maioria. No entanto, isso não é verdade. Você pode concordar com a maioria dos investidores e ainda assim ganhar dinheiro na bolsa.
Para que você possa entender onde quero chegar, vou utilizar como exemplo o cenário atual.
Vivemos um período de grande pessimismo, medo e até pânico no mercado. Diariamente, as manchetes apresentam mais notícias negativas do que positivas sobre o futuro do Brasil e isso, com razão, apavora o investidor pouco experiente.
É evidente que, diante de todas as declarações do novo governo, não só o mercado como todos nós investidores temos motivos para estar inseguros sobre o futuro. Sabendo disso, como acreditar que, daqui para frente, a conjuntura será completamente diferente do que se espera? Difícil, né?
Pela primeira vez, vejo que muitos investidores estão com dificuldade de discordar do consenso do mercado e crer que as expectativas de juros e inflação mais altas estão, de fato, enganadas.
A questão é: será que você precisa, realmente, “apostar suas fichas” em uma conjuntura totalmente oposta do que se espera para ganhar dinheiro? Não!
Precisamos difundir que você não ganha dinheiro quando está 100% certo, mas quando identifica que o consenso do mercado está, de alguma forma, equivocado. Sendo assim, observe o mercado hoje. Atualmente, precifica-se um futuro extremamente caótico e péssimos anos para o Brasil.
De certa maneira, é factível concordar com essa visão, mas, por outro lado, será que não é possível crer que apesar dos anos subsequentes serem complicados pode ser que não sejam tão complicados quanto o mercado espera?
Particularmente, concordo que os próximos anos tem todos os indícios de que não devem ser fáceis. Todavia, temos visto movimentos positivos para a economia e para a bolsa que não aparecem muito na mídia, como:
- Reservatórios em níveis muito saudáveis;
- Preço dos alimentos em queda;
- Preço do barril de petróleo em tendência de queda;
- Dólar em queda;
- Investidor estrangeiro colocando bilhões de USD na bolsa brasileira.
Será que esses sinais não valem de nada?
Enfim, o ponto é: tudo bem, o novo governo parece não estar muito comprometido com o equilíbrio das contas públicas e tem se manifestado a favor de aprovar políticas públicas que devem gerar mais inflação, mais impostos, dentre outros.
Em contrapartida, por enquanto, essas são apenas promessas e a realidade, como descrita acima, é bem diferente.
Ou seja, temos razões para crer em anos difíceis daqui para frente? Sim. Mas, será que serão tão difíceis quanto se espera? Será que não existe certo exagero que pode estar ignorando parte da realidade?
Nesse caso, finalizando e fazendo jus ao título do artigo, caso você se posicione na bolsa nos preços que estão de acordo com um cenário tão pessimista e em algum momento o mercado perceba que exagerou (negativamente) nas projeções, os preços precisarão ser reajustados e você pode ganhar bastante dinheiro nessa reprecificação.
Pense nisso!
Grande abraço, João Pedro Mello
Veja as possibilidades de planos