Olá Estrategistas, tudo bem com vocês? Hoje eu vou trazer para vocês um estudo sobre como uma carteira de ações se comporta diferente quando ela também possui opções, principalmente num mês de queda, como foi o caso de setembro/2020.
Antes de mais nada, é preciso informar que o presente artigo não é recomendação, mas apenas uma demonstração de como as opções podem melhorar o desempenho do seu portfólio.
Imaginemos uma carteira de ações de R$100.000,00 (cem mil reais), iniciada no dia 01º de setembro de 2020, com distribuição por igual entre VALE3, PETR4, ITUB4, VIVT4 e JBSS3, que são ativos com grande representatividade no IBOVESPA. Sua carteira ficaria da seguinte forma:
Ao final do mês de setembro, sua carteira teria tido a seguinte performance:
(fonte das cotações: TradingView)
Como se vê, o mês de setembro foi sangrento e uma carteira aleatória, composta de ativos descorrelacionados, teve uma performance muito ruim, assim como o IBOV, que caiu -4,80% no mesmo período.
Da mesma forma com que montamos para este estudo uma carteira com ações de modo totalmente aleatório, imaginemos agora uma carteira composta também com opções, e neste exemplo, apenas CALLs vendidas (nas opções é frequente assumir posições vendidas), também de forma randômica:
A operação em que se compra a ação e se vende uma opção de compra é conhecida como venda coberta. Há uma série de fatores que precisam ser levados em consideração para se fazer esse tipo de operação, mas foram escolhidas algumas opções de forma aleatória, para que seja verificado se uma carteira com opções se comporta melhor ou pior que uma carteira somente com ações num mês de queda.
Observe no quadro abaixo como se comportaria uma carteira em que fossem feitas operações de venda coberta de modo aleatório, ou seja, sem preocupações com relação à eficiência deste tipo de operação:
(fonte das cotações: TradingView e opções.net.br)
Como se pode observar, a venda das CALLs melhoraria (e muito) a performance da carteira nesse mês de setembro em que houve uma forte queda no IBOVESPA.
Importante ressaltar que os exemplos acima mencionados foram feitos de modo aleatório, apenas para demonstrar como as opções podem fazer com que sua carteira de ações apresente uma performance muito superior.
Em razão do enorme potencial das opções, nós desenvolvemos uma poderosa ferramenta de geração de renda com operações com ações e opções. Estamos falando da Estratégia Xeque Mate, uma técnica revolucionária que vem apresentando resultados fantásticos.
Nos primeiros meses de existência da Estratégia Xeque Mate, já foi possível obter muita renda por meio de operação com ações e opções. Clique no link abaixo e confira.
É isso pessoal, um grande abraço e até a próxima.
Marcelo Meurer
Estrategista de Opções do Dica de Hoje
Estratégia Xeque Mate
Você conhece a Estratégia Xeque Mate?
Clique na pagina e veja os detalhes
Te vejo por lá.
MARCELO MEURER
ESTRATEGISTA DE OPÇÕES
DICA DE HOJE RESEARCH