MUDANÇA DE REGRAS: B3 ANUNCIA ALTERAÇÕES NO MERCADO DE OPÇÕES

0
15
Opções

Olá pessoal, tudo bem? A Bolsa de Valores brasileira anunciou mudanças importantes no mercado de opções, referentes à data de vencimento, ao prazo para exercício e também com relação à forma com que o exercício de opções é realizado. As novas regras passam a valer a partir de maio de 2021.

Com relação ao vencimento das opções, a data deixará de ser na terceira segunda-feira e passará a ser na terceira sexta-feira de cada mês.

Outra alteração é referente ao último dia de negociação das opções, que não será mais o pregão anterior ao vencimento, mas sim a própria data em que os derivativos vencem. Entretanto, o horário de encerramento para a negociação das opções vincendas será uma hora antes do pregão regular para os contratos de opção de compra e de venda sobre ações, units e ETFs.

Por fim, e não menos importante, a B3 anunciou que o exercício das opções passará a ser automático, quando for verificado que as condições estão favoráveis ao titular das opções.

Vale lembrar que as novas regras só passam a valer a partir de maio de 2021. Até lá permanecem inalteradas as regras atuais.

No caso das opções de estilo americano, a B3 afirma que poderão continuar a ser exercidas a qualquer momento da sua aquisição até a data de vencimento a não ser que sejam adquiridas no próprio dia em que vencem. Neste último caso, o exercício poderá ocorrer de maneira automática.

Já os donos de opções de estilo europeu poderão exercê-las de forma manual, mas somente na data do vencimento.

Você sabe o que são opções?

A opção é um derivativo negociado na Bolsa de Valores, como uma espécie de contrato. Existem dois tipos de opções: de compra (call) e de venda (put).

Quando se compra uma call, o investidor está adquirindo o direito de comprar uma determinada ação a um preço já estabelecido (strike) até um dia de vencimento já firmado.

Para o investidor que compra uma put, ele está adquirindo o direito de vender uma ação até um dia determinado a um valor já estabelecido.

E é importante informar que é possível vender opções possuindo apenas o ativo-objeto (ativo que lastreia o derivativo). Assim, se o investidor vender uma opção de compra (call) e essa opção for exercida, ele terá que vender essa ação ao detentor da opção pelo preço estabelecido. Caso ele venda uma opção de venda (put) e ela for exercida, então ele terá que comprar esta ação ao preço estabelecido.

O mercado de opções traz oportunidades fantásticas de ganhos exponenciais e também de geração de renda. E são essas as oportunidades que a Estratégia Xeque Mate leva até você.

Ficou curioso para saber mais sobre o universo das opções?

Hoje vai ter uma super live gratuita e você é nosso convidado,

Acelere a sua aposentadoria com opções – Estratégia Xeque Mate

Link para participar da Live totalmente gratuita