POR QUE TEM CRESCIDO (MUITO) O NÚMERO DE INVESTIDORES NA BOLSA?

0
59

Desde 2018 estamos presenciando um aumento expressivo do número de investidores na bolsa de valores do Brasil.

A B3 ficou estagnada com aproximadamente 500.000 investidores por dez anos (de 2007 a 2017).

Entretanto, a partir de 2018 o número de investidores vem crescendo exponencialmente, ao ponto de termos fechado o mês de junho/2020 com mais de 2,5 milhões de investidores. É o que mostra a imagem abaixo, extraída do site da B3:

Acreditamos que esse aumento do número de investidores na B3 não é por acaso.

O Brasil é um país que historicamente remunerou muito bem quem investia na renda fixa. Entretanto, essa realidade vem mudando.

Observe, na próxima imagem, como tem sido a evolução da renda fixa em nosso país (Fonte: InvestNews):

Percebam que a taxa básica de juros começou a cair sistematicamente desde 2016, saindo do patamar de 14,25% ao ano para os atuais 2,25% ao ano, e podendo cair mais.

Os investidores, que antes recebiam com certa facilidade cerca de 1% ao mês na renda fixa, agora recebem rendimentos na ordem de 0,2% no mesmo investimento.

Este fenômeno vem forçando os investidores a tomarem mais risco e a buscarem rendimentos mais vultuosos na renda variável.

E aí vem a pergunta: qual impacto isso pode ter no mercado?

Quando mais investidores aportam na renda variável, há uma força compradora, que tende a elevar os preços dos ativos. É sabido que o mercado está sujeito à influência de uma infinidade de fatores, mas não se pode menosprezar o poder da injeção de capital de milhares de pessoas no mercado financeiro.

Acreditamos que, caso a taxa básica de juros permaneça em níveis baixos (e parece ser este o caso), o número de investidores tenderá a subir ainda mais, o que provocará uma pressão compradora no mercado que, mais cedo ou mais tarde, refletirá num aumento do preço dos ativos.

Marcelo Meurer

Especialista em Opções do Dica de Hoje

Estratégia Xeque-Mate!

Conheça em detalhes a metodologia Anti-crise, provada e comprovada do DIVIDENDO 3X, que pode multiplicar os rendimentos das ações (Mesmo em um ano de fracos Dividendos).

INSCREVA-SE GRATUITAMENTE

EM 3 AULAS EXCLUSIVAS ONDE MOSTRAREMOS A ESTRATÉGIA NA PRÁTICA NO WORKSHOP DIVIDENDOS 3X

Conheça Estratégia Xeque Mate

Xeque Mate (Tira Dúvidas Telegram)