Você já deve ter visto ativos que se valorizaram 1.000%, 2.000%, 5.000%, 10.000% e até 20.000%.
Fonte: TradingView
Agora, o que fez com que essa valorização acontecesse? Não, eu não vou falar só de investir em negócios de qualidade, ótima gestão, margens folgadas nem nada do tipo.
Vou falar o que precisa acontecer NO MERCADO para que esses ativos subam tanto.
Parafraseando Daniel Goldberg em sua entrevista no podcast Market Makers: O valor de qualquer investimento é o valor presente do fluxo de caixa que ele vai gerar no futuro.
Para um investimento se tornar mais valioso só existem duas opções:
- O mercado está projetando que o ativo irá gerar mais caixa no futuro;
- A taxa de desconto usada para trazer o fluxo de caixa futuro para o valor presente, diminuiu.
O que pode desencadear a primeira? Vários fatores, mas citando alguns, podemos dizer que ocorre quando empresa está ganhando muita participação de mercado, quando a empresa está criando vantagens competitivas importantes, quando a empresa tem alguma subsidiária que está gerando muito valor, quando a empresa investe em projetos que aumentarão sua geração de caixa sem se afundar em dívidas e por aí vai…
E a segunda? Pois bem, a segunda trata do famoso ciclo de mercado. Quando os juros futuros começam a cair, a taxa de desconto que o mercado utiliza para trazer o fluxo de caixa futuro das empresas a valor presente, diminui. Logo, se o desconto ficar menor, é como se a projeção do fluxo de caixa futuro fosse maior, sendo assim, retornamos a alternativa nº 1 e o ativo se valoriza.
Fonte: ADVFN
Portanto, sempre que for investir em QUALQUER coisa, lembre-se disso. Ou esse investimento vai gerar mais caixa no futuro ou a taxa de desconto tem que cair, se nenhum dos dois acontecer, seu investimento não te dará retorno.
Veja as possibilidades de planos
Você pode ter acesso a todas as carteiras de ações e todas as análises, vídeos e etc, Tudo isso nos Planos Combo ou Ações
Combo Ações + FIIS – Dica de Hoje
Dentro do Combo Renda Total, você tem acesso aos produtos:
- Carteira DicaPrev
- Área de Fundos imobiliários (com 2 carteiras)
- Carteira Dividendos em Dólar
Grande abraço,
João Pedro Mello