Lições da última semana

0
154

Lições da última semana

Vamos pra mais uma semana de Bolsa. Todos vivos?

A última semana foi recheada de emoções: tivemos alguns recordes recentes para a Bolsa brasileira e para o mercado em geral. Recorde de queda, recorde de volatilidade, dólar chegando a R$ 5,00 pela primeira vez na história… Tudo isso com o Ibovespa tendo chegado perto de 120 mil pontos no início do ano, o que foi um recorde de alta também. Certamente será uma semana lembrada por muitos e muitos anos.

É muito comum vermos na internet exemplos da crise de 2008, do Joesley day, do impeachment da Dilma, entre muitos outros. A semana do coronavírus agora está também nesse hall.

Não sabemos como serão os próximos dias, mas na sexta-feira o Ibovespa subiu 13,91%, dando uma bela resposta pra todo o período de queda dos dias anteriores.

Eu, pessoalmente, procuro anotar tudo que eu acho importante durante dias turbulentos, como forma de aprendizado. Inclusive as minhas emoções e sentimentos atuais, assim como a forma que o mercado está se sentindo no momento.

Isso ajuda a entender melhor as minhas decisões e me preparar para os próximos períodos tensos.

Sempre temos algo a aprender, todos os dias.

Nós, do Dica de Hoje Research, sempre passamos uma visão de longo prazo pra você, de buscar empresas com fundamentos e que possibilitem um bom retorno. O mercado terá percalços no meio do caminho, mas que os fundamentos da empresa estão ali, eles não vão mudar.

Tudo na teoria é mais fácil, claro. Na prática, a coisa muda um pouco de figura, por isso é bom tirar lições para que possamos controlar nossas emoções, aprender com nossos erros e manter nossos acertos.

Exercício

Assim que fechou o mercado na sexta, resolvi fazer o exercício que sempre faço: anotar as principais lições que podem ser tiradas da semana. Quero compartilhar aqui com vocês:

1 – Investir em ativos geradores de caixa: bitcoin, por exemplo, não gera caixa e essa semana mostrou que não é uma boa proteção.

2 – Tenha sempre caixa. Além de poder servir como proteção, nos ajuda a aproveitar as oportunidades. Cenários inesperados e que não são possíveis de fazer previsão acontecem e, quando eles acontecem, ter caixa é essencial. Essa semana nós tivemos muitas oportunidades boas (e ainda temos), e quem tem caixa, com certeza aproveitou.

3 – Analisar os fatos de maneira racional. Durante a semana, no meio do pânico geral, diversas notícias já informavam que a vida na China, epicentro do vírus, estava voltando ao normal. As empresas estavam voltando a funcionar, as pessoas estavam voltando as suas vidas normais, tudo estava caminhando para a normalidade. Além disso, a letalidade do vírus sempre foi muito baixa em todos os locais atingidos e a tendência é cair cada vez mais. Mesmo assim, isso não impediu as quedas de acontecerem, que na minha opinião, foram bem exageradas.

4 – As redes sociais influenciam muito a Bolsa. Esse é um fator muito relevante e que tende a crescer no longo prazo, por que realmente acontece. Muitos influenciadores, youtubers, membros da fintwitt (como são conhecidas as pessoas que falam sobre finanças/investimentos no twitter), costumam divulgar seus pensamentos baseados nas suas posições e que, de certa forma, altera o modo de agir das pessoas. Não se pode deixar pautar por isso, é importante ter convicção. Muitas vezes elas têm algum interesse por trás.

5 – Não é possível adivinhar o fundo. Não tem como sabermos quando a Bolsa vai parar de cair ou quando ela vai parar de subir. Devido a isso, esteja preparado pra ela continuar caindo depois dos seus aportes. Como lidar com isso? Faça aportes ao poucos, não gaste todo o dinheiro de uma vez.

É muito comum vermos pela internet frases famosas de alguns investidores lendários, que já tiveram e continuam tendo muito sucesso investindo e que compartilham muitas ideias e valores que acreditamos ser o ideal. É sempre bom reler essas frases de Warren Buffet, Peter Lynch, Philip Fisher, por exemplo, pois essas crises sempre ocorrem, sempre ocorreram, vão continuar acontecendo, mas elas sempre passam. Eles já passaram por diversas crises e momentos do mundo. É sempre bom aprender com quem tem um bom histórico.

Por tudo isso, acreditamos firmemente que a Bolsa é lucrativa no longo prazo.

Seguem algumas frases que ilustram bem essa semana que vivemos e que, mesmo sendo antigas, continuam muito atuais:

“O investidor incauto continuamente passa por três estágios emocionais: preocupação, descuido e capitulação. Ele fica preocupado após uma queda no mercado ou após a economia transmitir a sensação de que começa a falhar, o que o impede de comprar ações de boas empresas a preços baixos. Então, após comprá-las por preços elevados, ele fica tranquilo porque os preços das ações continuam a subir. Esse é precisamente o momento em que ele deveria estar suficientemente preocupado para analisar os fundamentos, mas não está. Assim, finalmente, quando suas ações perdem valor em momentos difíceis e os preços caem para níveis mais baixos do que aqueles em que ele havia comprado, ele capitula e as vende em um momento de turbulência.” Peter Lynch

“A maioria das pessoas se interessa por ações quando todo mundo também está interessado. A hora de se interessar é quando ninguém mais está. Você não pode comprar o que é popular e achar que estava fazendo o certo para seus investimentos.” Warren Buffet

“Investidores conservadores dormem bem.” Philip Fisher

“Uma regra simples dita minhas compras: tenha medo quando os outros estiverem gananciosos, e seja ganancioso quando os outros tiverem medo.” Warren Buffet

“Os investidores tendem a ser otimistas e pessimistas precisamente nos momentos equivocados, de modo que é prejudicial a si próprio a atitude de tentar investir em bons mercados e sair em maus mercados” Peter Lynch

“Se você fosse proprietário de uma fazenda e alguém lhe dissesse “a Itália está com problemas”, venderia suas fazendas no dia seguinte? Se possuísse uma boa empresa localizada em Omaha e alguém dissesse que a Itália estará com problemas amanhã, venderia seu negócio? Venderia seu prédio de apartamentos? Não. Porém, por alguma razão, as pessoas acham que se elas possuem empresas maravilhosas indiretamente por meio de ações, têm de tomar uma decisão a cada cinco minutos.” Warren Buffet

E você, o que aprendeu nessa semana?

Conte conosco para auxiliar suas decisões de investimentos. Clique aqui e conheça nossas carteiras.

Geração de Renda 2.0

Para que você aproveite essas oportunidades, estamos lançando neste momento específico o nosso Curso Geração de Renda 2.0. O Curso que eu ensino as minhas 3 estratégias para gerar rendimentos pingando na sua conta todos os meses de forma constante e crescente.

Eu vou estar lançando este curso com um preço super-promocional na própria segunda feira dia 16/03/2020, apenas para quem estiver neste grupo do telegram e Whatsapp. Não perca a chance.

Telegram (Oferta especial)

Whatsapp (Oferta especial)

Grande abraço,

Raphael Rocha