A importância da decisão de investimento

0
122
Business man Accounting Calculating Cost Economic concept

Investir seu dinheiro em uma empresa, virando sócio dela, é um passo muito importante na vida de cada pessoa.

Quando você faz isso, está abdicando do consumo no presente por um possível consumo maior no futuro.

A expectativa é que, ao investir esse dinheiro, ele se valorize e retorne maior no longo prazo.

Essa poupança, feita para a realização desse investimento, é fruto do trabalho de cada indivíduo, além do esforço para consumir menos do que tem disponível em caixa.

Por isso, a decisão de investimento deve ser feita com muito critério.

Algumas semanas atrás, escrevi um texto falando sobre a importância da gestão nas empresas, principalmente em momentos de crise.

Hoje, quero abordar outros temas relevantes que analisamos em uma empresa. Como eu disse, essa é uma decisão importante, por isso, tem que ser feita uma análise ampla de todos os fatores que impactam a empresa analisada.

O primeiro de tudo é saber o que a empresa faz, quais são seus produtos e serviços, além de seu desempenho em épocas de crescimento, estabilidade ou recessão econômica.

Produtos essenciais são menos afetados por instabilidades econômicas do que os classificados como supérfluos ou de segunda necessidade. Como exemplos de produtos essenciais, temos o setor alimentício e o de higiene, enquanto os setores de calçados e têxtil são exemplos de produtos de segunda necessidade.

Depois de saber o que a empresa faz, é necessário conhecer sobre o grau de diversificação e concentração de negócios desta. Quanto maior a diversificação em relação aos produtos, valores, regiões geográficas, direcionamento (setor privado e público, mercados interno e externo) e formas de recebimento, menor será o risco que a empresa irá correr.

Ao mesmo tempo, quanto maior a diversificação de fornecedores, menor também será a exposição ao risco.

Outro fator importante é a participação no mercado, onde é possível observar a participação histórica de mercado da empresa frente aos seus principais concorrentes. Isso permite ter uma noção quanto à evolução, manutenção ou involução da participação de mercado, para que os cenários e projeções sejam simulados corretamente.

Após isso, analisamos as informações contábeis da empresa, através do balanço patrimonial, da demonstração do resultado do exercício e da demonstração do fluxo de caixa. Com isso, é possível observar, dentre outros pontos, a liquidez, o endividamento, imobilização, lucratividade, rentabilidade e rotatividade da companhia.

Temos também os ativos intangíveis, que são recursos não materiais controlados pela empresa, capazes de trazer benefícios futuros ao negócio, como, por exemplo: marcas, patentes, softwares, direitos autorais, franquias, localização, conhecimento técnico, capacidade de inovação do capital humano, etc.

Além disso, existem fatores que não podemos controlar e nem prever, mas que também podem gerar impacto sobre ela, como: alteração nas taxas de juros, crises financeiras em economias de países que mantêm relacionamento comercial com o país da empresa analisada, valorização ou desvalorização da moeda local com relação ao dólar, entre outros fatores.

As pessoas em geral, naturalmente, gastam muito do seu tempo trabalhando para conseguir dinheiro. Por outro lado, gastam pouquíssimo tempo para decidir onde investir esse dinheiro e muitas vezes optam por aquela “dica quente” que recebeu de alguém conhecido.

Nessa semana mesmo, uma amiga minha que trabalha em uma das maiores corretoras do Brasil, contou um fato que ocorreu lá recentemente e que ilustra bem o que acabei de dizer.

Resumindo um pouco a história, um rapaz entrou em contato com essa corretora querendo investir em índice de dólar, pois um amigo da academia disse que tinha uma fórmula de investir que ganhava muito dinheiro. Mas ele não conhecia muito sobre as ferramentas e nem como operar, e toda hora entrava em contato fazendo perguntas básicas.

Enfim, em apenas um dia ele fez dezenas de operações, perdeu mais da metade do capital e saiu da corretora reclamando do serviço.

O mercado financeiro é muito amplo, sei que nós não recomendamos operações com índice, mas esse exemplo serve para todas as áreas.

Em 2010 tivemos o caso dos alicates Mundial, que valorizaram mais de 2.950% em apenas cinco meses, saindo de R$ 0,23 para R$ 7,01 cada ação. Nesse período, essas ações também chegaram a ser consideradas as novas sensações do momento e eram ofertadas como “dicas” para investidores ficarem ricos rapidamente.

Os temas abordados nesse texto contemplam uma parte do universo de análise e, com isso, conseguimos observar como diversos fatores impactam e influenciam o desempenho de uma empresa.

Como foi dito, o processo de investimento é longo, denso e demanda bastante estudo sobre as empresas e o mercado. Nós, do Dica de Hoje Research, fazemos todas essas análises para você, com relatórios diários.

Você já conhece nossas carteiras? Caso não conheça, clique aqui e saiba mais.

Abraços e Bons Investimentos,

Raphael Rocha.

Já participa do nosso grupo do Telegram?

Videos, informações e novidades vem aí.

Link do grupo