Mansueto diz que queda de até 7% do PIB neste ano é compatível com projeções de mercado para 2º tri

0
50

O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, afirmou nesta sexta-feira que uma contração do PIB entre 9% e 11% no segundo trimestre –estimada, segundo ele, por parte do mercado– é compatível com um declínio da economia entre 6% e 7% neste ano.

“Mais ou menos todo mundo no mercado está convergindo para uma queda, no segundo trimestre, entre 9% e 11%. Então uma queda em torno disso… é compatível com a queda do PIB do ano entre 6%, 7%”, disse em entrevista à CNN Brasil.

Mansueto lembrou que a estimativa oficial do Ministério da Economia para o desempenho da economia em 2020 é de retração de 4,7%.

Sobre os dados do PIB do primeiro trimestre, divulgados nesta manhã, Mansueto frisou as perdas no setor de serviços, que representa 74% da economia.

“Só a segunda quinzena de março, quando a gente já tinha começado esse processo de distanciamento social, teve um impacto muito forte (sobre o resultado do PIB no trimestre)”, disse.

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro contraiu 1,5% no primeiro trimestre deste ano sobre os três meses anteriores, informou nesta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na mais forte retração desde 2015, na esteira dos primeiros sinais dos impactos das restrições por causa das medidas para conter a disseminação do coronavírus.

Fonte: Investing

Você conhece os nossos planos de assinaturas?

Veja todas as possibilidades de planos e escolha de acordo com seu perfil

Clique e conheça a página dos planos e possibilidades

Já participa do nosso grupo do Telegram?

Videos, informações e novidades vem aí.

Link do grupo