Pesquisar

Pré-mercado: Petrobras e pós-Copom

Dando sequência à temporada de resultados, teremos mais nomes no Brasil e lá fora.

O destaque, porém, fica para a Petrobras, que brilhou ontem (4) na divulgação de seus resultados, surpreendendo com lucro 68% maior que a mediana das estimativas.

Lá fora, as ADRs da petroleira já disparavam 14% no after hours de Wall Street, vetor de alta fortalecido depois de quarta-feira ter representado um dia mais difícil para a estatal.

Com alta nas principais Bolsas europeias e dos futuros americanos nesta manhã, poderíamos esperar por um movimento de compra forte ao longo do pregão de hoje (5).

Contudo, precisamos ponderar o Copom, que elevou a Selic – em tese, renda variável deveria sofrer um pouco, apesar de que parte da decisão de ontem já estava nos preços. Será um cabo de guerra, resta ver qual tom vencerá nesta quinta-feira.

De 4,25% para 5,25% e rumo aos 6,25%

Ontem (4), o Comitê de Política Monetária (Copom) endureceu seu tom ao anunciar o novo patamar para a taxa de juros básica em 5,25%.

Foi a quarta elevação em 2021, em um processo de normalização dos juros iniciado em março deste ano, em resposta aos indicadores de inflação elevados – a expectativa é que a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), nossa medida oficial de preços, encerre o ano em 6,79%, bem acima do teto da meta, estabelecido em 5,25%.

Sobre isso, desde o segundo semestre de 2020, temos convivido com maiores pressões inflacionárias, derivadas, entre outras coisas, da alta nos preços das commodities (encarecem os custos, em especial alimentos e combustíveis), da quebra da cadeia de suprimentos (desbalanceia oferta e demanda) e da desvalorização do real, sem falar da geada, que mais recentemente vem afetando os preços de energia.

A decisão, por sua vez, veio em linha com o esperado, com o Banco Central (BC) adotando um tom “hawkish” (contracionista do ponto de vista monetário, ensejando retirada de liquidez da economia) ao elevar em 100 pontos-base a taxa Selic (sua maior alta desde 2003), para seu patamar mais agudo desde outubro de 2019 – vale ressaltar que, ainda assim, a taxa de 5,25% está abaixo dos padrões brasileiros.

A novidade, contudo, veio no comentário, no qual a autoridade monetária contratou mais 100 pontos-base de ajuste para a próxima reunião, levando a Selic para 6,25% em breve, admitindo que a inflação pede um nível acima da taxa neutra (hoje, o juro neutro roda ao redor de 6,5% ao ano, aproximadamente, a depender do modelo utilizado).

Até o final do ano, devemos caminhar para uma Selic de algo como 7% ou 7,5%, endereçando a questão da inflação para o ano que vem (Selic deverá ficar entre 7% e 7,5% em 2022), uma vez que para 2021 o BC já encara essa como uma batalha perdida.

Como o movimento já estava bem precificado, dificilmente veremos uma reação escandalosa dos ativos de risco, principalmente porque temos motivos para estarmos felizes – resultados bons da Petrobras, alta internacional nesta quinta-feira e alívio depois da queda de ontem.

De qualquer forma, juros mais elevados indicam maior atratividade relativa, mesmo que marginal, da renda fixa frente à renda variável.

Ainda, um maior diferencial de juros apontaria para uma apreciação adicional do real.

Entretanto, como o movimento já estava bem precificado, até lido como positivo estruturalmente para a economia por ancorar melhor as expectativas de inflação, dificilmente teremos alguma surpresa hoje.

Fonte: Money Times

Você pode ter acesso a todas as carteiras de ações e todas as análises, vídeos e etc, Tudo isso  nos Planos Combo ou Ações

Combo Ações + FIIS – Dica de Hoje

Dica Ações

Você pode ter acesso as carteiras calculadas, incluindo a de Graham, com um plano anual que custa menos de  R$0,33 por dia  No Dica Beginner.

Dica Beginner

Confira nossas assinaturas Premium

 Small Caps 

IDENTIFICANDO AS AÇÕES QUE PODERÃO SE VALORIZAR MUITO PONTENCIAL.

Link Small Caps

Dica Internacional

DESCUBRA UMA MANEIRA SIMPLES E MUITO VANTAJOSA DE DIVERSIFICAR A SUA CARTEIRA E AMPLIAR O SEU PATRIMÔNIO ATRAVÉS DE DIVIDENDOS EM DÓLAR.

Link Dica internacional

Pesquisar

ASSINATURAS

CURSOS

INSTITUCIONAL

LEGAL