Panorama Semanal do setor de Petróleo e Gás natural (23 a 29 agosto/2020)
(Por: Leo Bittencourt)
– Construção de gasoduto que interliga pré-sal ao Comperj entra em sua fase final de obras:
O projeto de construção do gasoduto “Rota 3”, que tem o objetivo de escoar 18 milhões de metros cúbicos de gás, proveniente do pré-sal da Bacia de Santos até o Comperj (que agora passou a se chamar Polo Gaslub Itaboraí) para que lá possa ser processado e disponibilizado ao mercado consumidor, está entrando em sua etapa final de construção. Faltam apenas alguns ajustes para as obras serem concluídas no leste do Estado do Rio de Janeiro, na região de Maricá. O empreendimento será a maior unidade de processamento de gás natural (UPGN) da Petrobras no Brasil e a previsão é que já comece a funcionar a partir do próximo ano. (Eu conto a história fundação da PETROBRAS e a descoberta de petróleo no pré-sal no livro Ouro Negro). (Fonte: Kelly Angelim – Click Petróleo e Gás)
– Setor de petróleo acelera cortes de empregos nos EUA:
Cortes de empregos no setor petroleiro americano se aceleraram em julho, e as perspectivas podem piorar à medida que novos casos de Covid-19 encolhem a atividade econômica do país. O setor de serviços de campos petrolíferos eliminou 9.344 empregos em julho, representando um aumento de 43% em relação aos cortes de junho, segundo relatório da Associação de Serviços e Equipamentos de Petróleo (EUA). Com o resultado, o total de demissões na indústria desde o início da pandemia soma 99.253. De acordo com o relatório, as regiões mais atingidas pelos cortes de empregos foram Texas, Luisiana, Oklahoma, Colorado e Novo México, regiões onde se concentra a maior produção petrolífera dos EUA. (Fonte: Reuters)
– Turquia descobre maior campo de gás natural de sua história:
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, anunciou na semana passada que o país descobriu o maior campo de gás natural no Mar Negro em sua história e que pretende iniciar a exploração no local a partir de 2023. A Turquia hoje importa praticamente tudo o que consomem de gás, principalmente gás natural vindo da Rússia.
A descoberta foi feita no poço de exploração chamado de Tuna-1 e, conforme Erdogan, o depósito pode ser muito mais amplo do que o estimado por especialistas turcos, que falam em 320 bilhões de metros cúbicos na reserva recém-descoberta. Erdogan ainda ressaltou que o país intensificará suas ações no Mar Mediterrâneo até o fim deste ano para continuar a procurar combustíveis fósseis para a nação. Essa “pesquisa” turca na parte leste do Mediterrâneo vem causando uma elevação na tensão entre os países da região, especialmente, Grécia, Egito e Chipre. No último mês, o envio do navio exploratório Barbaros Hayrettin causou uma crise diplomática com os gregos, que foi atenuada pela intervenção da chanceler alemã, Angela Merkel. (Fonte: Agência ANSA)
– Iraque reduz exportação de petróleo em agosto:
As exportações de petróleo do Iraque têm registrado queda em agosto, segundo dados de agências marítimas e fontes do setor. As exportações recuaram para 2,63 milhões de barris por dia (bpd), uma queda de 40 mil bpd em relação aos números oficiais das exportações do sul do país em julho, de 2,67 milhões de bpd. Esta redução sugere que o segundo maior produtor da Opep está cumprindo os cortes de oferta estabelecidos por um acordo liderado pelo grupo. No entanto, o país ainda precisa promover cortes adicionais significativos para compensar pelo excesso de oferta dos meses anteriores. (Fonte: Reuters)
– Volume recorde de gás natural é consumido pelo Polo Industrial de Manaus em julho:
As indústrias do Amazonas bateram o recorde histórico de consumo de gás natural no mês de julho de 2020. Com volume de 141.340 m³/dia, destinados a mais de 50 empresas interligadas à rede de distribuição de gás natural, o segmento apresentou aumento de 10% em relação ao mês de junho e de 41% se comparado com o mesmo período do ano passado. O aumento do consumo foi motivado pelo retorno das atividades de fábricas após o período de recesso ocasionado pela pandemia do Covid-19, pela ampliação de consumo de algumas unidades consumidoras e pela ligação de novos clientes ao longo dos últimos 12 meses. Dadas as vantagens associadas, os resultados demonstram que o gás natural é um importante diferencial para impulsionar as atividades econômicas. Desde 2012, o Polo Industrial de Manaus (PIM) já é atendido pelo combustível, onde empresas como Moto Honda, Samsung, Yamaha, Ambev, PCE, dentre outras dezenas, reduziram seus custos em até 40% e emissões de poluentes ao meio ambiente. (Fonte: Manaus Alerta)
– Estoques de Petróleo nos EUA:
Na última quarta-feira (dia 26/agosto) foram divulgados os números dos estoques semanais de petróleo bruto dos EUA pela agência “Energy Information Administration (EIA)”. Na semana passada foi registrada uma queda nos estoques de -4,6 milhões de barris de petróleo bruto. Os estoques de petróleo caíram mais do que o esperado pelo mercado, os analistas previam uma queda média de -3,6 milhões de barris. Esta foi a quinta queda semanal consecutiva, na divulgação da semana anterior, as reservas já haviam caído -1,6 milhões de barris.
As refinarias americanas operaram com 82% de sua capacidade, pouco mais que os 80,9% da semana anterior. As exportações americanas aumentaram 2,14 para 3,36 milhões barris/dia, enquanto as importações subiram de 5,73 para 5,92 milhões barris/dia. Esses números devem cair consideravelmente no próximo relatório, já que o tráfego marítimo do Golfo do México foi interrompido pela passagem do Furacão Laura. (Fonte: AFP)
– Número de sondas americanas em atividades:
Ontem foi divulgado a contagem do número de sondas de perfuração em atividade nos EUA divulgado pela empresa de serviços de energia Baker Hughes. A contagem desta semana registrou uma nova queda de 3 sondas em relação semana passada, com um total de 180 sondas de perfuração em atividades. Na semana passada esta contagem tinha alcançado 183 sondas, representando um grande salto após ter batido o menor nível desde julho de 2005, com 172 sondas na semana retrasada, o que parecia ser uma tendência de alta, mas pelo jeito não foi concretizada. Vamos ficar de olho! (Fonte: EUA – Contagem de Sondas Baker Hughes – Investing.com)
– Panorama Semanal do preço do Barril do Petróleo:
O preço do barril de petróleo de referência americana WTI recuou nesta sexta-feira, 28, depois da passagem do furacão Laura pelo “coração” da indústria petrolífera dos EUA não ter causado grandes danos, o que faz com que as empresas já comecem a retomar suas operações na região. As cotações chegaram a bater máximas de cinco meses no meio da semana, à medida que produtores norte-americanos reduziam o bombeamento a níveis próximos dos verificados em 2005, na passagem do furacão Katrina, antes da chegada do Laura. No entanto, a alta foi devolvida após a chegada do furacão, com a indicação de impactos limitados à produção ‘offshore’ e à atividade das refinarias. A tempestade chegou ao continente como um furacão de categoria 4, mas perdeu força ao atravessar o Texas e a Louisiana.
Os contratos futuros do Brent para o mês de novembro, terminaram o dia com uma alta de 0,59%, encerrando o dia negociados a US$ 45,87 o barril na Intercontinental Exchange (ICE), em Londres. Os preços do WTI para o mês de outubro caíram -0,19%, sendo negociado a US$ 42,96 o barril na Bolsa de Mercadorias de Nova York (Nymex). No acumulado semanal, a referência global Brent subiu 3,43% e a referência americana WTI subiu 1,46%. (Fonte: Reuters / Investing.com)
Até a próxima semana!
Abraços
Leo Bittencourt
ATENÇÃO TEMOS NOVIDADES!!! O Dica de Hoje lançou uma Área Internacional. Ela reúne boas estratégias em investimento que aplicam parte do patrimônio no exterior. Contam com profissionais qualificados e equipe competente. Uma opção mais viável para quem quer diversificar e investir lá fora.
Venha conosco nessa jornada e conheça os detalhes dessa nova área Premium!
Você já conhece a nossa conheça a nossa nova ESTRATÉGIA XEQUE-MATE?
Clique aqui e descubra a estratégia que permite aos grandes investidores lucros até mesmo durante a pior das crises. Conheça os detalhes da metodologia Anti-crise, provada e comprovada do DIVIDENDOS 3X, que pode multiplicar os rendimentos das ações (Mesmo em um ano de fracos Dividendos!).
Você conhece os nossos planos de assinaturas?
– Clique aqui e escolha um plano “Dica de Hoje” que que se adeque melhor a seu perfil!
Escolha um dos Planos “Dica de Hoje”:
– Plano “Ações – Dica de Hoje”: Plano mensal / Plano anual
– Plano “Combo Ações + FIIS – Dica de Hoje”: Plano mensal / Plano anual
Você já adquiriu o nosso livro OURO NEGRO??
Clique aqui e tenha em mãos a incrível história do Petróleo da sua origem até os dias de hoje (incluindo notícias até dezembro de 2019)! São 160 anos de história com muitas curiosidades, fotos, e foi escrito de forma bem simples e descontraída!