Bolsa é cassino
Todos os dias, muitas pessoas rompem com essa crença limitante e começam a construir seu patrimônio financeiro. Por que você não pode fazer o mesmo?
Por muito tempo tivemos a crença limitante de que a bolsa estava intimamente relacionada à perda de todo patrimônio de uma vez só. Isso foi fortalecido pela mídia, pelas novelas e filmes.
Tínhamos a imagem daquele ambiente caótico, cheio de telefones, telas e difícil de compreender. A Bolsa de valores virou um bicho de sete cabeças. Infelizmente, muita gente ainda continua com essa imagem na cabeça.
A Bolsa de Valores evoluiu com a tecnologia. Hoje existem diversas formas de avaliar o mercado de ações. Tudo acontece em tempo real e você pode acompanhar remotamente.
Não é arriscado investir em ações. Arriscado é investir em ações sem conhecimento.
Investir apenas quando o mercado está em alta
Pelo contrário, é nas crises que os investidores de sucesso se sobressaem da maioria das pessoas que não sabem direito como aplicar o seu capital. Por exemplo, comprar ações de empresas que estão em baixa, mas que irão se recuperar, é uma excelente alternativa para ter um excelente retorno lá na frente. Claro, para saber se um ativo irá voltar a subir, é necessário realizar tanto uma intensa análise gráfica quanto uma análise fundamentalista.
Investir é muito arriscado
Realmente, para ter uma boa taxa de retorno sobre o patrimônio é preciso assumir alguns riscos, porém, todos eles são devidamente analisados e controlados. Um dos pontos fundamentais para ter sucesso no mercado financeiro é conseguir encontrar o equilíbrio ideal entre riscos e retorno sobre investimentos.
Seguir a manada
No mercado de ações, há uma máxima que diz que é preciso comprar na baixa e vender na alta. Só que seguir esse conselho não é tão fácil quanto parece, mesmo para os investidores mais experientes.
Ao instinto de seguir o que a maioria faz, deu-se o nome de “efeito manada”, e ele é tão irresistível porque a “manada” dá uma falsa sensação de segurança para quem está investindo. Mas, para se dar bem na Bolsa de Valores, é preciso ir contra esse movimento e fazer o contrário do que o mercado faz.
Reavalie suas crenças financeiras, uma dos princípios das formas de investir dinheiro
Qual impacto suas crenças podem gerar na escolha dos seus investimentos?
Você, talvez, nunca tenha se questionado a respeito disso e nem refletido sobre o quanto a resposta para essa pergunta definirá o seu futuro financeiro.
A crença é um estado psicológico que faz com que avaliemos o mundo ao nosso redor. É o que faz emitirmos, muitas vezes, julgamento de valor referente às mais diversas situações. Isso, geralmente, produz a relativização do que avaliamos e, consequentemente, nos diferencia uns dos outros.
Perceba que tudo isso acaba por interferir na sua tomada de decisão, em qualquer área da sua vida. Logo, a sua situação financeira está diretamente ligada à sua crença.
Se sua mentalidade for constituída por crenças negativas a respeito de como você se relaciona com o seu dinheiro e, para piorar a situação, você nunca tiver feito um exame de consciência para perceber isso, sinto lhe dizer: você, muito provavelmente, tem ou terá sérios problemas financeiros na vida.
Quebre suas crenças limitantes
Nós temos medo do que não conhecemos. Mas você já parou para observar o quanto damos crédito para experiências ruins e desconfiamos das experiências boas? Esse é mais um exemplo de crença limitante.
¨O mercado, no entanto, não tem interesse em apoiar as ilusões de alguém sobre si mesmo. Se um investidor está sentindo medo, ele pode tentar encobri-lo, mas os resultados das suas operações prontamente refletem seus verdadeiros sentimentos. ¨
Mark Douglas
Quer ter acesso as nossas carteiras? FIIs, Ações e outras áreas do site?