Por que você não deveria se aposentar só com ações e FIIs?

Deixa eu te mostrar uma coisa:

Lembra disso? Agora, veja mais essas:

 

 

Onde quero chegar? Muitos investidores viram seus rendimentos da carteira de ações e FIIs caírem consideravelmente em 2020.

 

Para quem ainda não está na fase de usufruto, isso é apenas uma diminuição pontual e que não fará tanta diferença. No entanto, para aqueles que já não trabalham mais e estão aposentados, essa redução pode gerar problemas significativos.

 

Imagine você com 80 anos de idade vivendo dos rendimentos das suas ações e fundos imobiliários que acumulou durante toda uma vida quando, de repente, vê seus rendimentos caírem 30%, 50%, ou até 100%.

 

Os boletos continuam chegando, a fatura do cartão de crédito também, e ambos não vão esperar seus proventos voltarem ao normal ou a crise passar para te cobrarem. O que você faz?

 

Só existe uma opção: vender ativos.

 

Eis que surge mais um problema: os ativos desvalorizaram 30%, 40%, 50% por conta da pandemia. E agora? Você se desfaz das suas ações e joga fora boa parte do seu patrimônio?

 

Lembre-se que você não tem mais renda ativa. Então, como fará para recompor o patrimônio e voltar a ter os rendimentos necessários? Afinal, como você vendeu suas ações e FIIs, agora seus dividendos estão menores.

 

Entendeu como a situação é complicada?

 

Agora, você deve estar pensando: ok, não dá para depender só das ações e dos fundos imobiliários, o que faço então?

 

Diversifique! Nesse mesmo ano, por exemplo, mesmo com a crise, a renda fixa continuou pagando os cupons. Ou seja, se uma parte do seu dinheiro estivesse nela, não só a queda da bolsa te afetaria menos como você teria uma redução muito menor nos rendimentos.

 

Além disso, você poderia ter ações internacionais também. Em 2020, o dólar disparou (+28,9%) e o S&P500 também teve uma ótima performance (+16,3%). Logo, a queda da bolsa brasileira também teria sido, pelo menos em parte, compensada por essa alta do exterior e o seu patrimônio, menos prejudicado.

 

Viu como essa ideia de ficar comprando ações e FIIs não funciona para quem quer, um dia, viver de renda passiva? Tenha um pouco de cada coisa que você estará bem preparado para esses imprevistos.

 

Inclusive, se esse é o seu objetivo, sugiro conhecer o combo Renda Total. Lá você tem carteiras com todos esses ativos geradores de renda para você já montar um portfólio focado em renda passiva diversificada.

 

Grande abraço,

 

João Pedro Mello

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é unnamed-22.jpg

Veja as possibilidades de planos

Você pode ter acesso a todas as carteiras de ações e todas as análises, vídeos e etc, Tudo isso  nos Planos Combo ou Ações

Pagina com os planos de assinatura

ASSINATURAS

CURSOS

INSTITUCIONAL

LEGAL